Projeto obtém verba para ensino de programação aplicada

O projeto de iniciação tecnológica, apresentado em parceria com o IFPE-Campus Barreiros, foi um dos selecionados em edital nacional

O projeto “Agrotech PLAY!”, apresentado por docentes dos campi Barreiros e Ipojuca do IFPE, foi um dos 60 selecionados pelo edital nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) voltado à promoção da iniciação tecnológica, com foco no ensino de programação aplicada.

A chamada pública teve como objetivo financiar projetos de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal para o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. O aporte financeiro será de aproximadamente R$ 90 mil, para execução das atividades propostas.

Outras duas propostas do IFPE também foram selecionadas na mesma chamada.

O “Agrotech PLAY!”  vai promover a iniciação tecnológica de 400 alunos do oitavo e nono ano de escolas públicas, contemplando também filhos de pequenos agricultores, quilombolas ou indígenas. Com foco no ensino de programação aplicada através da plataforma Arduíno para aplicações agrícolas, a iniciativa vai utilizar metodologias ativas de aprendizagem, colocando o estudante como protagonista no processo de construção de seu conhecimento. As ações vão atender seis municípios do estado de Pernambuco: Barreiros, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém e Ipojuca.

O projeto tem como equipe executora o professor José Mário de Mendonça Lemos do Campus Barreiros (coordenador), os professores Tales Viglioni (Campus Barreiros) e Thiago Victor  (Campus Ipojuca), além de estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Mecânica, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Química e Tecnologia em Agroecologia.