Início do conteúdo

Projetos de estudantes Maker aliam Mecânica, Química e Segurança

Equipes do Programa de Incentivo à Cultura Maker articularam conhecimentos de diferentes áreas no desenvolvimento dos projetos


Os estudantes do Campus Ipojuca que participaram do Programa de Incentivo à Cultura Maker em 2022 apresentaram, na última quarta-feira (28), seus projetos finais à comunidade acadêmica. 

O desafio proposto foi conceber, elaborar e produzir instrumentos/artefatos transdisciplinares com aplicações práticas para a comunidade acadêmica ou comunidades externas. “Foram projetos integradores, que mobilizaram conhecimentos das áreas de Química, Mecânica e Segurança, pelo menos”, disse o coordenador do Programa, professor Thiago Victor Santos.

O primeiro projeto, um filtro de baixo custo para tratamento de água da chuva em pequenas ou médias quantidades, relaciona-se com o sexto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), que é universalizar o acesso a água limpa e saneamento básico. O protótipo realiza a filtragem física de resíduos sólidos, permitindo o uso da água para fins de higiene das mãos ou limpeza de ambientes, e conta com um medidor de vazão de fácil operação.

Outra equipe do Programa elaborou um misturador magnético, para uso em experimentos e homogeneização de compostos químicos, replicável e capaz de substituir a custo bem mais baixo equipamentos industriais comuns em laboratórios didáticos, por exemplo. Um sensor ultrassônico também foi acoplado, como dispositivo de segurança dos operadores do equipamento.

O terceiro projeto foi um motor didático, de carcaça aberta impressa em 3D, que permite observar o funcionamento de um motor a combustão, dando suporte aos professores e e enriquecendo experiências em sala de aula.

“Os resultados deste ciclo do Programa de Incentivo foram realmente muito bons, principalmente considerando que os estudantes tiveram apenas quatro meses para aprender e experimentar com tecnologias como automação em arduíno e impressão 3D”, avalia Santos. 

O Programa de Incentivo à Cultura Maker disponibiliza bolsas a estudantes de todos os cursos e modalidades do Campus Ipojuca, oferecendo formação em tecnologias disponíveis no laboratório IF Maker e em fundamentos do movimento maker. Os estudantes, além de complementarem sua formação regular, ficam aptos a atuar como multiplicadores desses conhecimentos, aplicando-os em projetos dentro e fora do Campus

Se você é estudante do Campus e tem interesse na cultura maker, fique atento/a: um novo edital do programa deve ser lançado no primeiro semestre de 2023. Caso já tenha algum projeto que pode se beneficiar da estrutura do IF Maker (impressoras 3D, arduíno, máquina de corte a laser e outras tecnologias), você pode entrar em contato diretamente com o laboratório, que é aberto ao público: ifmaker@ipojuca.ifpe.edu.br.  

Fim do conteúdo