Notícias
Projetos passam por avaliação na VI Mostra de Extensão do IFPE
Extensionistas ligados aos 13 projetos em curso no Campus Ipojuca apresentaram seus resultados e planos de trabalho a uma banca de examinadores
O Campus Ipojuca promoveu, na última quarta-feira (01), a sessão local da VI Mostra de Extensão do IFPE. O evento, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, é oportunidade para que os extensionistas do instituto apresentem o andamento dos trabalhos e discutam os rumos de seus projetos.
Estudantes do Campus apresentaram os resultados preliminares dos 13 projetos de extensão em curso no Campus Ipojuca, apoiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX). Veja abaixo a lista de programas em curso neste ano.
Em 2018, a área de Extensão no Campus Ipojuca conta com iniciativas novas, como o projeto “Química Lúdica com Vila Califórnia”, projeto conduzido por estudantes de Licenciatura em Química que realiza todas as semanas oficinas de experimentação com estudantes do Ensino Médio da rede pública. “Observamos que os alunos ficam mais motivados e interessados em quando fazem atividades práticas e lúdicas, e o Campus tem laboratórios que são um espaço ideal para a experimentação”, disse Maria da Conceição Lopes de Lira, uma das estudantes bolsistas.
Outros projetos já vinham desenvolvendo atividades de extensão e foram renovados em 2018. É o caso do projeto “Arte e Cultura, uma Proposta de Inclusão”, que visa apresentar espaços, produtos e vivências artísticas e culturais à comunidade vizinha ao Campus. “Este ano mudamos nossa estratégia para tentar ampliar o envolvimento da comunidade: priorizamos a realização de apresentações e oficinas no bairro mesmo, e agora vamos convidá-los para conhecer outros espaços”, disse Gabriela Falcão, extensionista do projeto.
ABERTURA E ENCERRAMENTO – Na abertura da VI Mostra de Extensão, Enio Camilo de Lima, diretor-geral do Campus, ressaltou a importância da Mostra de Extensão para o bom andamento dos projetos em curso: “A extensão é o elo da comunidade acadêmica com a comunidade externa, e acompanhamos com satisfação o desenvolvimento desse pilar no Campus”, disse ele.
“Além de proporcionar uma contribuição à comunidade externa, a extensão também é de muita importância para o desenvolvimento profissional, tanto dos estudantes quanto dos orientadores envolvidos. É uma experiência prática nas áreas de estudo e especialidade do instituto”, completou a coordenadora pedagógica da Proext, Márcia Girlene.
O diretor de Extensão no Campus Ipojuca, Wilmar Ferreira Júnior, concluiu os trabalhos agradecendo ao público que acompanhou as apresentações e fazendo um convite aos estudantes da platéia: “Vocês também podem fazer parte de iniciativas de extensão, como colaboradores ou como estudantes bolsistas. Conversem com seus professores, façam propostas e construam um projeto que colabore com a comunidade externa, pois o IFPE tem interesse em apoiá-los”, disse ele.
Projeto | Coordenador(a) | Bolsistas e Colaboradores |
Alfabetização Científica em uma Turma Multisseriada, na Perspectiva da Inclusão Social | Yara Maria Amorim dos Santos | Carla Caroline Santana da Silva, Erivan Assis da Silva, Luana Barbosa de Santana e Matheus Henrique Alvez Marinho |
Análise de Metais Pesados nos Poços do Município de Ipojuca | Paulo Ricardo da Silva | Diana Gomes Nunes e Gilda Maria Alves |
Arte e Cultura: uma Proposta de Inclusão | Luciene Lira de Souza | Gabriela Falcao Cordeiro e Jackson Fernando Pereira Messias |
Articulando Gênero e Raça na Educação Técnica de Nível Médio: o Caso das Estudantes Egressas do IFPE-Campus Ipojuca | Danielle de Farias Tavares Ferreira | Maria Lidiane da Silva, Vanessa Estevão e Vitor José de Lima Neto |
Captação de Estudantes do Ensino Médio para o Curso Técnico de Construção Naval | Edson Fernando Pereira | Débora Santana Martins e Sadraks Soares dos Santos |
Cineclube Inclusão: O cinema como Recurso Pedagógico na Perspectiva da Inclusão Social | Leandro Paulo dos Santos | Andreia Raby José Duarte da Silva, Crislayne Ohana da Silva Pereira, Daiana Laurindo Silva e José Rivaldo de Melo Junior |
Cursos de Robótica e sistemas mecânicos automatizados para alunos da rede pública de Ipojuca | Orlando Rocha | Fernanda da Silva Santos e Rayane Clarissa Correia da Silva |
Desenvolvimento de softwares didáticos para resolução de exercícios direcionados a alunos da rede pública de Ipojuca | Andrei Braga Hudson | Emanuel Arlindo Gomes da Silva e Eric Flávio de Arruda |
Educação e Saúde Financeira no Município de Ipojuca | Guilherme Barros Corrêa de Amorim | Felipe Barbosa da Silva Junior e Taynan Thais de Farias |
Estudo dos itens de Segurança do Trabalho relacionados às instalações elétricas, sinalização e estrutura de combate a incêndio em escolas do município de Ipojuca | Rômulo Cesar Araújo de Amorim | Julio Cesar França de Santana e Vinícius José Silva Lucena |
Possibilidades de Uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica |
Maristela Maria Andrade da Silva | Elionay Tenile da Silva de Oliveira, Erivan Antonio dos Santos Silva, Guilherme Arthur Lino da Silva e José Benedito Siqueira da Silva Junior |
Prevenção de acidentes domésticos e orientação de primeiros socorros em donas de casa na comunidade Califórnia no município de Ipojuca em Pernambuco | Rosemeri de Oliveira Pontes | Miguel Luiz Souza de França e Talyson Oberto Valle dos Santos |
Química Lúdica com Vila California | José Ribamar da Silva Santos | Izabela Maria dos Santos e Maria da Conceição Lopes de Lira |