Protagonismo e empreendedorismo abrem a IV Semana de Segurança

No primeiro dia de programação, consultores do SEBRAE falaram sobre protagonismo juvenil e empreendedorismo

Começou nesta segunda-feira (21) a IV Semana de Segurança do Trabalho do Campus Ipojuca, com palestras e atividades voltadas a estudantes e profissionais do setor, e ao público geral. A programação segue até o próximo dia 23 de março.

Na manhã do primeiro dia, os consultores do SEBRAE Bárbara Vasconcelos e José Márcio Arcanjo falaram sobre protagonismo juvenil.

“Não podemos deixar que a situação social ou econômica limite nossas escolhas. Hoje existem muitas oportunidades na educação, vários caminhos para fazer um curso técnico ou faculdade, por exemplo”, disse Bárbara Vasconcelos aos estudantes, na palestra “O futuro é agora: seja o protagonista da sua vida”.

“Qualquer pessoa pode se o que ela quiser. Basta que tenha um motivo, um objetivo e conheça o caminho. O caminho é mais importante que o fim”, completou José Márcio, que falou sobre o empreendedorismo em tempos de mudança, como os nossos.

À tarde, a Semana continua com os minicursos “Taxa de Frequência e Gravidade”, da professora Walberlena Fonseca, e “Transporte de Acidentados”, oferecido pela professora Yara Amorim. À noite, a turma do terceiro período apresenta o trabalho “Mapas de Riscos”, orientados pelo professor Eraldo Alves.

Abertura

Participaram da abertura da Semana também alunos de duas escolas de Ensino Médio e uma do Ensino Fundamental localizadas em Ipojuca. Os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o curso e visitar os laboratórios.

A cerimônia de abertura da Semana contou com a presença do diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, e da coordenadora do curso de Segurança do Trabalho, Rosemeri Pontes.

Aos estudantes da rede estadual e municipal de Ipojuca, a professora Rosemeri Pontes  resumiu o propósito do curso: “Todos queremos entrar no mundo do trabalho para viver, produzir, pagar as contas e sermos felizes! Ninguém quer se acidentar ou adoecer. O profissional de Segurança do Trabalho é aquele que se preocupa com a saúde do trabalhador e garante que tudo corra bem, especializado na prevenção de acidentes e na preservação da saúde”, explicou.