Semana de Ciência e Tecnologia expõe trabalhos desenvolvidos em 2023

Evento teve a participação de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, no IF Maker e no marco de projetos de pesquisa e extensão do Campus

O IFPE-Campus Ipojuca realizou, entre os dias 16 e 19/10, mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema deste ano “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, foi objeto de uma análise multidisciplinar na mesa de abertura.

O evento contou com a participação da comunidade acadêmica, que expôs trabalhos realizados ao longo do ano ou preparados especialmente para a Semana. Foi o caso da Sala Temática sobre Cinema, feita pelos estudantes do segundo módulo do Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho, tratando sobre a evolução dos efeitos especiais na cinedramaturgia. “Já tinha visto filmes clássicos, como Star Wars e De Volta para o Futuro, e a professora sugeriu outros, como Frankenstein e Oppenheimer˜, conta Gabriel Oliveira. Durante o evento, estudantes das várias modalidades de Ensino do Campus também montaram salas temáticas sobre a história da Astronomia e criaram jogos sobre fundamentos de Segurança do Trabalho e assuntos de Química Orgânica.

Também trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, no marco dos componentes curriculares dos cursos do Campus ou de projetos de pesquisa e extensão, foram apresentados à comunidade acadêmica durante a SNCT. Estudantes de Engenharia Mecânica, orientados pelo prof. Edson Fernando em projetos de iniciação científica, apresentaram an Semana possibilidades e processos relacionados ao hidrogênio verde, que é um subproduto da geração de energia e pode ser utilizado como combustível sustentável. “Além de apresentar trabalhos de pesquisa bibliográfica, também trouxemos uma maquete de visão holística, que mostra o processo de geração de hidrogênio via eletrólise da água do mar”, explicou o professor. “Os trabalhos não apenas buscam conhecer os estudos científicos da área, mas também aproximar nossos estudantes e egressos do tema. O complexo de Suape está criando um techhub, com empresas capazes de gerar hidrogênio verde a partir de processos industriais”.

Outros projetos mecânicos como a “lixeira inteligente”, um estudo sobre a colocação de egressos dos cursos técnicos do Campus e uma mostra de materiais didáticos inclusivos também fizeram parte da Semana.

Docentes e servidores técnicos do Campus também integraram a programação com atividades especiais, abordando temas como novas tecnologias automotivas, automação residencial, evoluções no controle de normas técnicas e educação financeira, entre muitos outros assuntos.

Consulte aqui a programação completa da SNCT 2023.

Veja o álbum completo com mais fotos da SNCT 2023 no Campus Ipojuca do IFPE.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que está em sua vigésima edição. A organização da programação é feita de forma descentralizada, em instituições como o IFPE Ipojuca. Todos os anos, o Campus traz um pouco dos debates temáticos para a região, e também apresenta alguns dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica ao longo do ano.