Semana discute os desafios da Ciência e Tecnologia nacionais após 200 anos de Brasil independente

A 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia do IFPE Ipojuca ocorre entre 24 e 27/10, em paralelo à 4ª Semana Integradora de Cursos

O IFPE-Campus Ipojuca realizou, na noite da última segunda-feira (24), a solenidade e palestras de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Esta é a 13ª edição do evento no Campus, e vai até 27/10, em paralelo a atividades da 4ª Semana Integradora dos Cursos.

A palestra inaugural da Semana, “Ciência, Tecnologia e Humanidade”, foi ministrada pelo professor Charles Turuda (IFPE Vitória de Santo Antão); ele trouxe diversos exemplos de soluções científico-tecnológicas criadas pela humanidade com base no estudo, reprodução e adaptação de princípios criativos observados na natureza, área hoje chamada de biomimética.

Em uma apresentação com recursos audiovisuais, interação e exemplos de tecnologias desenvolvidas em todo o mundo, ele também falou sobre o potencial de contribuição do IFPE nas diversas áreas do conhecimento. “Vocês aqui não são apenas alunos de um município ou um Estado da federação, são estudantes de uma instituição federal; são “alunos” do Brasil, e isso é muito forte e bonito, e nos traz uma enorme responsabilidade”, disse ele.

O mesmo tema também foi abordado nas falas dos integrantes que compuseram a mesa de abertura do evento. “Precisamos acreditar que Ciência e Tecnologia de ponta não e só coisa dos Estados Unidos, da China, do Japão. Por que não também no Brasil? Por que não no Nordeste? Aqui temos pessoas tão competentes quanto em qualquer outro lugar, e podemos distribuir os recursos tecnológicos e financeiros disponíveis de forma a serem melhor aproveitados”, disse a professora Viviane Lucy, diretora-geral do Campus.

Representando a Reitoria do IFPE, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mario Monteiro, destacou a vitalidade da pesquisa aplicada e dos eventos científico-tecnológicos nos diversos campi do IFPE, que ocorrem por conta da dedicação da comunidade acadêmica, a despeito de dificuldades de financiamento. “Aqui no Brasil sempre precisamos de maiores incentivos, mas dificilmente vemos a Educação e a Ciência como prioridade nos orçamentos públicos”, afirmou. “Por isso, eventos como este são tão importantes. Mostram que somos resistência, e vamos fazer Ciência, Tecnologia e Educação de qualidade, a despeito das adversidades”.

O diretor de Pesquisa e Extensão do Campus, Victor Wanderley, destacou que esta edição a Semana é a primeira realizada de forma totalmente presencial desde o início da pandemia de coronavírus, em 2020. “Este evento é um recorte do que fazemos o ano todo: produzir educação, ciência e tecnologia e tentar transferir esses conhecimentos à sociedade”, completou.

A programação da Semana de Ciência e Tecnologia / Semana Integradora dos Cursos do Campus Ipojuca reuniu iniciativas dos docentes, estudantes, servidores técnico-administrativos e profissionais, empresas e instituições convidadas a debater o tema do evento e contribuir para a formação dos estudantes da instituição e do público externo da Semana. Em breve, o portal trará mais conteúdo sobre as atividades da Semana.

Acompanhe a cobertura em tempo real no Instagram do Campus (@ifpeipojuca).

Acesse aqui o site da SNCT/Semana de Cursos 2022, com a programação completa dos quatro dias de evento.

SNCT 2022 – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento descentralizado, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI) e organizado localmente por instituições de ensino, científicas e tecnológicas. A 19ª edição do evento nacional tem por tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.