Semana expõe tecnologias e protótipos automatizados

O último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Ipojuca teve exposições dos cursos de Automação Industrial e Construção Naval

Tecnologias das áreas de Automação Industrial e Construção Naval tiveram destaque no corredor de exposições nesta quarta-feira (05), último dia da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ipojuca.

Orientados pelo professor Diógenes Linard, um grupo de estudantes de Automação Industrial exibiu protótipos automatizados exemplificando as possibilidades da plataforma arduíno. Foram exibidos sistema de Automação Residencial (Edlane Oliveira, Allefy de Lima e Oslo Jackes), um robô com sensor de distância (Rodrigo Costa) e maquetes mostrando a tecnologia do semáforo e estacionamento inteligentes (Gilvan Ventura, Danilo de Paula, Kennedy Silva, Leandro Lima e prof. Orlando Rocha). Também foi exibido um modelo de exaustor industrial, empregado pelo prof. Diógenes Linard como ferramenta didática.

Em julho, ele ofereceu a estudantes de Automação Industrial um curso extra de introdução à tecnologia, que deu origem aos projetos exibidos durante a Semana. “O minicurso foi pensado para trabalhar com o interesse dos estudantes pela automação, de acordo com o perfil de cada um e também como maneira de evitar a evasão”, disse Linard. “Como o arduíno é uma tecnologia acessível, os resultados são rápidos e os alunos ficaram muito motivados”.

“Eu já conhecia a tecnologia em teoria, mas nunca tinha feito um projeto como este. Executar é outra coisa”, contou Edlane Oliveira. Ela fez parte da equipe de Automação Residencial, instalando um sistema que permite ligar lâmpada, cafeteira e ar condicionado, por meio de sensores de presença, palmas e acionamento em rede, via tablet ou celular.

Docentes de Automação Industrial também trouxeram tecnologias para exibir durante a Semana. O professor Cleonildo Soares mostrou um sistema de controle de monitoramento e controle de nível (de água ou fluidos industriais); e Andrei Hudson ofereceu a palestra “Edifício Verde – Tecnologias Utilizadas”, mostrando uma diversidade de materiais e técnicas sustentáveis empregados na construção civil.

Astronomia e Construção Naval

O Grupo de Astronomia, coordenado pelo professor Marcelo Amorim, também promoveu atividade na Semana, com palestra sobre a origem da energia solar e e um trabalho prático com escalas.

Na área de Construção Naval, estudantes do primeiro módulo fizeram uma apresentação sobre o giroscópio e a agulha magnética, tecnologias com larga aplicação na indústria naval.

As exposições durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também serviram ao propósito de apresentar a oferta de cursos do Campus Ipojuca a visitantes. Estudantes de Ensino Médio que participaram a da programação também tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de Automação Industrial, Construção Naval, Petroquímica, Química e Segurança do Trabalho.