Setembro Amarelo aborda valorização da vida no IFPE Ipojuca

Campanha organizada pelo setor de Psicologia do Campus trouxe palestrantes convidadas e realizou ações de integração

Nesta quarta-feira (21), a convite do serviço de psicologia do Campus, voluntárias do Centro de Valorização da Vida (CVV) realizaram uma palestra sobre a importância da escuta e do apoio emocional na prevenção do suicídio e preservação da saúde mental das pessoas.

“Nós somos seres existenciais, temos dores só nossas e precisamos falar delas. A vida é feita de lutas, de desafios, e muitas vezes isso causa sofrimento”, disse Geni Alcântara, voluntária do serviço. “Nossa sociedade é muito apressada, cada um buscando seus próprios interesses e poucas pessoas têm disponibilidade para olhar o outro, ouvir o que outra pessoa tem a dizer”.

O Centro de Valorização da Vida completou 60 anos em 2022 como um serviço sem fins lucrativos de valorização da vida, cuja utilidade pública é reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por meio do telefone 188, chat online, e-mail ou serviço postal, presta apoio emocional a qualquer pessoa que precise conversar, sob total sigilo e anonimato, e trabalha na prevenção do suicídio.

“O lema do CVV é ‘falar é a melhor solução’. Quando a gente não fala, sufoca nossa dor e os problemas parecem sem saída”, completa a também voluntária Isa Rangel. Além de divulgar os canais de atendimento do serviço, elas também responderam a dúvidas da comunidade acadêmica e falaram sobre a inscrição e treinamento para o voluntariado. “O serviço não tem vínculo religioso ou político, não faz julgamentos nem aconselhamento. É pautado na escuta leiga, não profissional, de pessoas com empatia. Para se voluntariar, é preciso ser maior de 18 anos e ter vontade e disponibilidade para escutar o outro com o ouvido e o coração”.

Serviço: CVV (Centro de Valorização da Vida)

Telefone: 188 (ligação gratuita)

Chat online e outros canais de acesso.

Setembro Amarelo 00.jpgO QUE TE PRODUZ VIDA? – A palestra do CVV foi organizada pelo serviço de psicologia do Campus, que faz parte da equipe multiprofissional da Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes). Junto ao Núcleo de Arte e Cultura (NAC), também realizou-se uma ação de integração na temática do Setembro Amarelo (mês de prevenção do suicídio).

Um painel na Biblioteca pergunta: “O que te produz vida?”. Clique no álbum de fotos para ver algumas das respostas dos estudantes.

Na sexta-feira (23/09) à tarde, os estudantes do NAC também fizeram uma apresentação musical, no espaço de convivência, inspirada no tema da valorização da vida.

A equipe multiprofissional do Campus Ipojuca também oferece orientação e acolhimento a estudantes em dificuldades acadêmicas ou pessoais. Caso queria agendar atendimento com a psicóloga do Campus, o estudante pode escrever para psico@ipojuca.ifpe.edu.br, ou procurá-la diretamente na sala da Caes (no prédio da Biblioteca, em frente ao acervo).