SNCT realiza atividade para crianças de Vila Califórnia

As crianças relembraram o conteúdo de Matemática trabalhado em oficinas durante o ano, em projeto de extensão do IFPE

Alunos da turma multisseriada da Escola Municipal Nossa Senhora  do Perpétuo Socorro – localizada em Vila Califórnia, comunidade vizinha ao instituto – participaram de atividade especial realizada na VIII Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ipojuca.

As crianças, que têm entre 5 e 12 anos, são o público-alvo do projeto de extensão “Alfabetização Científica em uma turma multisseriada, na perspectiva da inclusão social”, realizado por equipe de docentes e estudantes do Campus Ipojuca. Desde o início deste ano, o projeto tem levado oficinas de Ciências, Saúde e Matemática às crianças.

“Passamos mais ou menos três semanas elaborando cada oficina e produzindo os materiais. Depois realizamos a atividade e deixamos os materiais na escola, para que a professora possa usar de novo”, explica a professora Andrea Santos, docente do IFPE e integrante do projeto. “Desta vez, eles vieram para participar da Semana, e aproveitamos para revisar um pouco do conteúdo que vínhamos trabalhando”.

A professora da turma, Karina Rajanaiana, avalia que o projeto é de muito interesse para a comunidade. “Já percebi que tem ajudado no processo de aprendizagem, despertou de fato o interesse deles por Ciência. Às vezes eu começo um novo conteúdo e logo noto que eles absorveram”, afirma.

AtividadeCriancas11.jpgCONHECER O CAMPUS – A atividade na Semana de Ciência e Tecnologia também foi oportunidade para que as crianças conhecessem  o Campus Ipojuca. Juntamente com outras mães e funcionárias da escola, Josenilda Maria Jorge, mãe de um menino de dez anos, acompanhou a visita: “Acho importante eles virem, porque esse tipo de coisa vai estimulando, faz eles pensarem no que vão ser quando crescerem”, disse ela.

Participam do projeto de extensão, coordenado pela professora Yara Amorim, as professoras Andrea Santos, Maria Clara Galindo, Paula Barone e Simone Melo, além de outros servidores do Campus estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Segurança do Trabalho.

AtividadeCriancas17.jpg