Texto de estudante do Campus Ipojuca integra livro sobre o PROEJA

Diana dos Santos fez parte da turma de Agente de Observação de Segurança do IFPE- Campus Ipojuca

Muitos brasileiros passaram por dificuldades parecidas com as de Diana Alves de Assis dos Santos (no centro da foto), egressa do IFPE-Campus Ipojuca pelo PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos). Moradora da zona rural, ela acabou deixando a escola muito cedo para trabalhar em casa, casar e cuidar dos filhos.

“Senti necessidade de estudar quando já estava com meus filhos um pouco maiores. Fui fazer meu currículo, estava escrito ‘Ensino Fundamental incompleto’ e aquilo mexeu comigo, doeu dentro de mim. Então eu disse ‘não é possível, tenho condição de terminar meus estudos’, e a partir dali fui juntando forças para voltar à escola”, conta ela.

Em 2017, Diana e os colegas obtiveram o certificado de Agente de Observação de Segurança na Indústria emitido pelo IFPE, além do diploma do Ensino Médio na rede estadual, em parceria viabilizada pelo Ministério da Educação, por meio do PROEJA.

A convite do professor Koenigsberg Lee, já no final do curso, Diana enviou seu texto a uma chamada nacional do Projeto “Histórias que Merecem ser Contadas”, projeto do IFSul – Campus Sapucaia do Sul, voltado a dar visibilidade ao impacto social do PROEJA. “Estive com essa turma durante um ano, e para mim foi gratificante ver os estudantes conseguindo ampliar seus horizontes e perspectivas profissionais”, afirma Lee. “Teve todo o aprendizado técnico da área de Segurança, mas pude observar também uma evolução mais ampla, em aspectos como desenvoltura para leitura, escrita, autoconfiança”.

O texto de Diana foi publicado no Volume 4 do periódico semestral “Histórias que Merecem ser Contadas”, organizado pelo IFSul. Esta edição foi a primeira de abrangência nacional, em comemoração aos dez anos do Proeja, completados no final de 2017. Exemplares do livro foram distribuídos gratuitamente em instituições de ensino de todo o Brasil, e podem ser encontrados na Biblioteca do IFPE-Campus Ipojuca.