Trabalho de estudante francesa aborda curso de Naval do IFPE-Campus Ipojuca

O trabalho de conclusão da estudante de Engenharia Clarisse Comte, que fez intercâmbio na UFPE, trata da inserção de técnicos na indústria de construção naval em Pernambuco

Estudante de Engenharia na França, Clarisse Comte veio fazer o último semestre de sua graduação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área Naval. Depois de oito meses no Brasil, ela concluiu um trabalho sobre a indústria naval em Pernambuco e o aproveitamento de técnicos pelo setor, submetido à École Nationale Supérieure d´Arts et Métiers (ENSAM) como projeto de conclusão de curso.

A pesquisa “Técnicas de aprendizagem e inserção dos técnicos em Construção Naval no estado de Pernambuco” aborda o histórico e o perfil atual do setor, e analisa a oferta de capacitação na região, incluindo o curso de Engenharia Naval do UFPE e o curso técnico em Construção Naval do IFPE.

“Na França eu estudo Engenharia geral, mas tive disciplinas da área naval, já fiz estágios em estaleiros e tenho interesse no setor”, contou a estudante. “Descobri muitas coisas, porque não conhecia a indústria naval na região”. O trabalho envolveu pesquisa histórica e documental, visitas às plantas industriais e às instituições de ensino e entrevistas.

O professor Edson Fernando Pereira, coordenador do curso de Construção Naval no Campus Ipojuca, atuou como co-orientador de Comte no IFPE. “Além de ser bom para ela, que conheceu a indústria naval no estado e aprendeu português muito bem, o trabalho também será bom para o instituto, com a divulgação da proposta pedagógica e das iniciativas do curso de Naval”, afirma.