Trabalhos da área de Química debatem tema da SNCT

Estudantes do curso técnico e da Licenciatura em Química ofereceram atividades para debater o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Docentes e discentes da área de Química no Campus Ipojuca basearam-se no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Ciência Alimentando o Brasil”, para apresentar trabalhos inéditos. Também equipes que trabalharam com pesquisa ao longo do ano tiveram oportunidade de apresentar seus resultados.

No Campus Ipojuca do IFPE, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu entre os dias 03 e 05 de outubro. Veja a programação completa da Semana.

Na quarta-feira (05), estudantes do curso técnico de Química prepararam uma série de atividades explorando a temática da alimentação. Mayara Lima está no 1º módulo e apresentou no evento um de seus primeiros trabalhos de fôlego no Instituto, feito em conjunto com sua turma: “Nos dividimos em dois grupos para pesquisar descobertas científicas dos últimos cinco anos, em várias áreas”, explicou ela. Sob orientação do professor Ribamar Santos, os estudantes editaram um álbum de descobertas científicas que será doado à Biblioteca do Campus.

Outras turmas também se integraram à programação. Sob orientação do professor Sávio Pereira, estudantes do 2º módulo de Química montaram uma peça de teatro para falar dos elementos químicos presentes nas atividades agrícola. Estudantes do 3º Módulo falaram sobre a influência da mídia na alimentação, orientados pelo prof. José Brito.

Também apresentaram pesquisas os estudantes Alexandre Santos (“O Milho e seus Derivados”), Gabriela Falcão (“Química, Medicamentos e Fármacos”) e Diana Nunes (“Remoção e Degradação de Poluentes Têxteis”), esta bolsista de iniciação científica em projeto do professor Nelson Sobrinho.

No eixo de Licenciatura, o professor Eber Gomes, da FAINTVISA e UFRPE, apresentou o trabalho “Netnografia no Virtual: O Caso das Análises de Discursos no Twitter”; com estudantes do Campus e de Ensino Médio, o professor discutiu as possíveis relações entre os conteúdos de redes sociais e as práticas em sala de aula.

Exposições e Encerramento – A Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ipojuca terminou, no final da tarde de quarta-feira (05), com apresentação do grupo musical do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ipojuca.

O Núcleo teve participação ativa no evento. Além de participar das cerimônias de abertura e encerramento, o NAC organizou uma exposição de desenhos sobre a Semana e sobre o instituto.

Na cerimônia de encerramento, realizada no Espaço de Convivência, também foi anunciado o resultado do III Concurso de Fotografia, que fez parte das atividades preparatórias para a Semana de Ciência e Tecnologia. Foram premiadas as melhores imagens ilustrando o tema “Ciência Alimentando o Brasil”. Veja aqui o resultado.