Trabalhos do Campus são destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Estudantes do IFPE expuseram trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e promoveram oficinas para escolas da região

A comunidade acadêmica do IFPE-Campus Ipojuca participou ativamente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A 10ª edição do evento no Campus Ipojuca aconteceu entre os dias 21 e 24/10, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Veja todas as fotos da SNCT 2019 no Campus Ipojuca.

Estudantes de todos os cursos integraram a programação, como expositores ou monitores do evento. Muitas das atividades voltadas ao público das escolas municipais que visitaram o evento também foram apresentadas por estudantes do Campus; os do curso técnico em Química e Petroquímica, por exemplo, prepararam apresentações sobre biocombustíveis, os cinco “R”s da sustentabilidade e os elementos da tabela periódica. O Núcleo de Astronomia promoveu palestras sobre Eclipses e características das Ondas.

O quarto período do curso de Automação Industrial participou de um desafio de projetos para Captação e Reuso da Água da Chuva no Campus Ipojuca. O melhor projeto foi escolhido por votação popular e de professores e técnicos da área. “Nessa primeira etapa, o objetivo foi projetar um sistema completamente automatizado para reaproveitamento da água nos sistemas de irrigação e combate à incêndio”, disse o professor Thiago Santos, que coordenou o desafio. “No restante do semestre, faremos o dimensionamento do projeto em escala real, para levar uma proposta de implementação ao Campus”.

Os projetos de extensão e pesquisa conduzidos ao longo do ano também apresentaram seus resultados preliminares durante a Semana. “Visitamos cinco escolas de Ensino Fundamental na cidade de Ipojuca para realizar análises de ruído, calor e luminosidade”, explicou Anderson Cruz, um dos estudantes extensionistas, do curso de Segurança do Trabalho.

Semana de C&T44.jpgJoabe Gumercindo, estudante de Automação Industrial que atua na indústria de bebidas, desenvolveu uma solução para pasteurização, processo que elimina microorganismos e eleva a validade do produto, em pequenas cervejarias. “A partir de materiais que seriam descartados da indústria, foi possível reproduzir um sistema eficiente em escala artesanal”, explicou ele. Houve uma mostra especial de trabalhos das turmas de Automação Industrial,  e um grupo de estudantes do Campus Barreiros do IFPE também trouxe protótipos de sistemas automatizados desenvolvidos com arduíno.

A Semana de Ciência e Tecnologia também contou com programação específica para os estudantes do Campus, como oportunidade de aprofundamento em temas relevantes para cada área. Houve, por exemplo, palestras sobre Espectroscopia para identificação de compostos orgânicos e sobre Química Forense, modelagem de Habitações Ecológicas, composição de cosméticos capilares e Normas Técnicas e Segurança em ambientes hospitalares. O Campus também recebeu convidados especiais que trabalharam o eixo da Bioeconomia, principal atração da Semana.

Veja a programação completa da SNCT 2019 no Campus Ipojuca.