Valorização da vida é tema do “Setembro Amarelo”

Equipe multiprofissional da assistência estudantil aderiu à campanha nacional sobre prevenção ao suicídio

A convite do Campus, o Centro de Valorização da Vida (CVV) ofereceu a palestra “Suicídio: dialogar e prevenir” à comunidade acadêmica do Campus Ipojuca.

A representante do CVV Norma Suely falou a estudantes e servidores na última segunda-feira (25), e apresentou a questão do suicídio como um problema que as pessoas tendem a ignorar. “Nós somos uma sociedade acolhedora, que escuta quem está enfrentando dificuldades ou uma depressão? Que tipo de amigo, companheiro, parente ou profissional é você?”, ela questionou.

A campanha havia começado já no início do mês, com a distribuição de mensagens sobre a importância de dividir os problemas e escutar as outras pessoas. “O intuito do Setembro Amarelo é dialogar sobre a valorização da vida, também abordando essa temática do suicídio, um assunto sobre o qual a sociedade geralmente se cala”, explica a psicóloga do Campus Ipojuca, Isabelle Meira.

No início do ano, o setor de Psicologia, com apoio da Direção de Ensino, já havia promovido atividades da campanha “Janeiro Branco”, que conscientiza sobre a importância de cultivar o bem-estar e cuidar da saúde mental.

O setor de psicologia do Campus Ipojuca presta acolhimento e orientação a estudantes passando por dificuldades, dentro ou fora da vida acadêmica, que estejam afetando seu desempenho nos estudos. O setor trabalha de forma articulada com outros membros da equipe multiprofissional, como pedagogos e assistentes sociais.  O e-mail do setor é psico@ipojuca.ifpe.edu.br.

Baixe aqui a cartilha do CVV “Falando abertamente sobre suicídio”.

Visite o site da campanha Setembro Amarelo.