Orientações ao estudante
Olá, estudante!
Esta página contém algumas informações úteis para você.
Navegue pelos tópicos a seguir:
- E-mail institucional
- Acesso ao sistema acadêmico (Q-Acadêmico)
- Sistema Fluxo
- Siad / Siad Digital – Setor Integrado de Atendimento ao Discente
- Carteira de Estudante
- Fardamento
- Biblioteca
- Calendário Acadêmico
- Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão
- Assistência Estudantil – Bolsas e atendimento multiprofissional
- Estágio e Práticas Profissionais
===========================================================================================
1. E-mail Institucional
Todo estudante do IFPE tem seu endereço pessoal de e-mail institucional, que dá acesso aos sistemas acadêmicos, aulas remotas, etc.
Crie seu e-mail institucional através do endereço meuemail.ifpe.edu.br. Na caixa “Para os Estudantes”, clique em “Solicitar meu E-mail” e siga as orientações.
Se você já possui conta e esqueceu a senha, recupere-a a partir deste link: meuemail.ifpe.edu.br/recuperar-senha/.
É importante consultar regularmente a caixa de entrada, pois informes do IFPE e do nosso Campus também chegam por este e-mail. Crie este hábito.
2. Acesso ao sistema acadêmico (Q-Acadêmico)
O Q-Acadêmico é o sistema que registra seus dados de matrícula e desempenho acadêmico (notas, frequência). Aqui você também pode emitir o Histórico Escolar atualizado e comprovante de matrícula no semestre.
O login do Q-Acadêmico é seu número de matrícula. Para o primeiro acesso, use a senha 123; modifique-a logo em seguida.
Importante: mantenha sua foto, dados pessoais e contato (e-mail pessoal/telefones) sempre atualizados no Q-Acadêmico. A foto de perfil é essencial para a emissão de sua carteira de estudante e para emprestar livros na Biblioteca. Veja aqui um tutorial mostrando como incluir sua foto de perfil (até 100 kb) no Q-Acadêmico.
3. Sistema Fluxo
O IFPE conta com uma série de programas para apoiar os estudantes na permanência e êxito em sua trajetória acadêmica – como o Manutenção Acadêmica, o Programa de Apoio à Participação em Eventos e o Benefício Eventual (conheça aqui os principais programas da Assistência Estudantil disponíveis para os estudantes do Campus Ipojuca).
Para se inscrever nos Programas da Assistência Estudantil, o estudante precisa ter acesso ao Sistema Fluxo: fluxo.ifpe.edu.br.
Se você está acessando o Sistema Fluxo pela primeira vez, siga as instruções deste link para a definição de senha.
Atenção: Para acessar o Sistema Fluxo, é preciso que o(a) estudante já tenha acesso ao seu e-mail institucional (item 1 desta página).
4. Siad / Siad Digital – Setor Integrado de Atendimento ao Discente
Solicitações relativas à vida acadêmica do estudante devem ser iniciadas por meio do Setor Integrado de Atendimento ao Discente (Siad), e a partir de lá são encaminhadas ao setor responsável no Campus Ipojuca.
Exemplos de processos iniciados pelo Siad: justificativa de faltas; abertura/trancamento de matrícula; aproveitamento de disciplinas; início ou finalização de reconhecimento de estágio ou práticas profissionais, entre outros. Veja aqui o Manual do Siad, que mostra todos os tipos de requerimentos e qual a documentação necessária em cada caso.
Acesse o formulário Siad Digital – Requerimentos para encaminhar sua solicitação.
Acesse o Siad Digital – Dúvidas se você quer alguma informação sobre seu vínculo com o IFPE, ou se não sabe como iniciar sua demanda no Siad.
Importante: para acessar os formulários do Siad, é preciso que o estudante esteja logado no Google com seu e-mail institucional.
O Siad também faz atendimentos presenciais, no balcão principal da Biblioteca, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h (durante o período de aulas) ou de 8h às 17h (durante as férias acadêmicas).
Obs. Grande parte das dúvidas sobre registro acadêmico pode ser sanada com uma consulta à Organização Acadêmica do IFPE.
5. Carteira de Estudante e Cartão VEM Estudantil
(a) Carteira de identificação para estudantes dos Cursos Técnicos (Médio Integrado e Subsequente)
A carteira de estudante/o cartão de transporte VEM são solicitados pelo site do Consórcio Grande Recife (acesse o link). O estudante deve clicar em “Solilcite agora”, informar os dados pessoais requeridos e anexar uma foto; depois, gerar o boleto e efetuar o pagamento para a emissão do documento.
Inclua sua foto no Q-Acadêmico (ver tópico 1), para que o Campus possa confirmar sua identidade e autorizar a emissão da carteira. Ela vem para o Campus depois de pronta, e você poderá retirá-la no Siad.
Sempre que for necessário, o estudante pode solicitar pelo formulário do Siad Digital que o Campus confirme ou atualize os dados cadastrais no site do Consórcio Grande Recife (no campo “Requerimento”, selecione o item 43).
(b) Carteira de identificação para estudantes dos Cursos Superiores
As Carteiras de Identificação Estudantil para os estudantes do ensino superior são emitidas por entidades representativas nacionais, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), ou outras entidades nacionais, estaduais ou municipais filiadas. O estudante deve escolher a entidade de sua preferência e seguir as orientações dela para a emissão da carteira de estudante.
O IFPE emitirá os documentos eventualmente solicitados para a emissão da carteira. Obtenha a declaração de matrícula/de vínculo com a instituição na área logada do Q-Acadêmico, procurando por Solicitar Documentos > Nova Solicitação > Atestado de Matrícula. Caso a entidade emissora informe que o estudante receberá o boleto via e-mail após a aprovação da instituição de ensino, solicite essa aprovação no formulário de Requerimentos do SIAD Digital (no campo “Requerimento”, selecione o item 43).
OBS.: Caso o o estudante já tenha concluído todas as disciplinas e esteja pendente apenas com a carga horária obrigatória de atividades ou práticas profissionais (concludente do curso), não é possível imprimir a declaração de matrícula no Q-Acadêmico; neste caso, solicite diretamente via SIAD Digital – Requerimentos.
(c) Cartão VEM Estudantil
O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) também é emitido pelo Consórcio Grande Recife de Transporte Metropolitano. Veja as orientações para solicitar.
OBS.: O VEM Passe Livre, que oferece a gratuidade integral da passagem, destina-se apenas aos estudantes da rede estadual (art. 4º da Lei nº 15.554 / 2015). Portanto, o Passe Livre não se aplica a estudantes do IFPE.
6. Fardamento
O uso do fardamento do IFPE não é obrigatório, mas é altamente recomendado pela equipe do Campus, por entender que dá mais segurança aos estudantes em seu trajeto.
Estudantes de todas as modalidades têm direito a receber a farda, que será distribuída no início do curso, segundo a disponibilidade no semestre. Aguarde informações da Assistência Estudantil sobre a distribuição.
Se houver necessidade de fardamento extra, para reposição em função de desgaste ou outros motivos, faça a solicitação via SIAD Digital (item 44 no campo “Requerimento”).
7. Biblioteca
A Biblioteca Ivandro Marques da Silva funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e conta com um acervo de livros técnicos e teóricos, coleções de conhecimentos gerais e literatura.
Estudantes do Campus podem retirar livros para empréstimo domiciliar e utilizar recursos como wi-fi, computadores, espaço de estudos e acesso a periódicos científicos e bibliotecas virtuais. A equipe da Biblioteca pode orientar o estudante para a utilização do acervo e quanto à normalização de trabalhos acadêmicos, mediante agendamento: biblioteca@ipojuca.ifpe.edu.br.
A renovação do empréstimo de livros pode ser feita pelo Q-Acadêmico. A retirada de livros é mais rápida, dispensa apresentação de documento, quando o estudante está com a foto atualizada no Q (veja o Item 1).
8. Calendário Acadêmico
Quando começam a aulas? Vai ter aula no ponto facultativo? Quando posso pedir o trancamento de matrícula?
A resposta a esta e outras perguntas estão no Calendário Acadêmico do semestre, que pode ser acessado na área Ensino >> Documentos do Semestre do portal. Certifique-se de baixar o
calendário correspondente ao seu curso/modalidade de ensino.
9. Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão
Estudantes do IFPE podem participar de uma ampla gama de programas ligados às áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão na instituição. Conheça alguns deles:
- Programa de Incentivo à Arte e Cultura
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) - Programa de Monitoria
Esses programas costumam abrir inscrições em chamadas regulares, para estudantes bolsistas e voluntários; fique atento(a) aos editais de seleção publicados no site do Campus ao longo do semestre acadêmico.
A adesão aos programas acontece segundo as regras dos editais de seleção. A inscrição dos estudantes nos Programas de Pesquisa (Iniciação Científica) e Extensão (PIBEX), por exemplo, costuma ser feita pelos coordenadores de projeto (servidores docentes ou técnico-administrativos do Campus). Se você tem interesse em desenvolver atividades de pesquisa e extensão, informe-se sobre os projetos em curso ou converse com um professor.
10. Assistência Estudantil – Bolsas e atendimento multiprofissional
A Coordenação de Assistência ao Estudante do Campus (Caes) administra os programas da Política de Assistência Estudantil do Instituto e oferece apoio aos estudantes em seu percurso educacional, a fim de melhorar as condições de permanência e êxito nos cursos do Campus. Conheça aqui os principais programas da Assistência Estudantil em curso no Campus Ipojuca.
A Coordenação de Assistência Estudantil conta com uma equipe multiprofissional, que oferece acolhimento, orientação e acompanhamento a estudantes que encontram dificuldades em seu percurso formativo.
Entre em contato com os profissionais da Assistência Estudantil no Campus Ipojuca e agende o atendimento:
- Pedagogia – pedagogia@ipojuca.ifpe.edu.br
- Psicologia – psico@ipojuca.ifpe.edu.br
- Equipe multipofissional – equipemultiprofissonal@ipojuca.ifpe.edu.br
Questões relativas a bolsas e avaliação socioeconômica podem ser encaminhadas ao e-mail da coordenação: caes@ipojuca.ifpe.edu.br.
11. Estágio e Práticas Profissionais
Além da carga horária regular de atividades acadêmicas, os cursos do IFPE-Campus Ipojuca também demandam a realização de carga horária de práticas profissionais.
As práticas profissionais abrangem o estágio supervisionado (formalizado junto ao IFPE), o trabalho em área afim ao curso (em regime formal, autônomo ou como Jovem Aprendiz), e também atividades de Pesquisa, Extensão e Monitoria, entre outras, no escopo dos programas institucionais.
Na seção Extensão >> Práticas Profissionais, informe-se sobre os tipos de Práticas Profissionais e veja como requerer o reconhecimento da carga horária cumprida para a conclusão de seu curso.