Pesquisa e Extensão
Campus Ipojuca presente na V Semana Acadêmica do IFPE: Um Tributo à Educação Transformadora
Destaque para ensino, pesquisa e extensão como agentes de transformação social e inclusão.
Entre os dias 16 e 20 de dezembro, o IFPE celebrou a V Semana Acadêmica, cujo tema central foi “A Indissociabilidade e Ações Afirmativas: Missão e Transformação Social”. Este evento, de grande importância para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), destacou a relevância das ações afirmativas no contexto educacional e social, com a participação ativa de diversos campi, incluindo o de Ipojuca.
A V Semana Acadêmica homenageou o saudoso Professor Assis Leão, ex-pró-reitor de Ensino do IFPE, lembrado por sua contribuição significativa à educação e à transformação social no estado de Pernambuco.
O evento contou com uma programação rica e diversificada, incluindo o XIX Congresso de Iniciação Científica (CONIC) e o XVIII Encontro de Extensão (ENEXT), ambos realizados de forma remota, organizados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) e de Extensão (Proext), respectivamente. Além disso, o Programa PIBID IFPE 2024 teve sua abertura marcada para o dia 19 de dezembro, com a realização de uma formação presencial sobre o tema “Educação e Direitos Humanos”, organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proden), no Auditório do Campus Recife.
O Campus Ipojuca esteve presente no XVIII Encontro de Extensão (ENEXT), com a participação ativa de estudantes e docentes, que desempenharam papel fundamental no êxito da mostra de pôsteres. Durante o evento, foram apresentados os resultados do Projeto de Extensão em Ações Afirmativas, intitulado “Produção de jogos didáticos inclusivos no ensino-aprendizagem de química para estudantes cegos ou com baixa visão do município de Ipojuca – PE”, desenvolvido pela estudante Giselle Farias de França Batista, sob a orientação do professor Hércules Santiago Silva.
Outro momento de destaque foi a exibição dos resultados de três projetos, também no contexto do ENEXT, com os seguintes títulos:
– Projeto de Extensão Monitoramento da Qualidade da Água, bolsistas: Adelson Guilherme da Silva e Joselma Fausto de Lima Gomes, aluna voluntária: Juliana Suzana da Silva, coordenador do projeto: Prof. Alberto Silva.
– Projeto de Extensão Monitoramento da Qualidade do Ar na Microrregião de Suape, bolsistas: Ygor Felipe Correia de Barros e Giovanna Braga Barbosa, estudante voluntário: Guilherme Pereira da Silva, coordenador do projeto: Prof. Eduardo Pereira.
– Projeto de Extensão Direitos Humanos, Empoderamento e Comunicação Comunitária, bolsistas: Jean Carlos da Silva e Eduarda Emilly Gomes da Costa, coordenador do projeto: Prof. Gabriel Gameiro.
O campus também teve participação no XIX Congresso de Iniciação Científica (CONIC), onde apresentou três projetos, sendo o primeiro: Desenvolvimento de um Mini Laboratório Educacional sobre Geração de Hidrogênio Verde (H2v), pela via Eletrólise da Água do Mar, para Capacitação da Nossa Comunidade, bolsista: Maria Eduarda Figuerêdo de Melo Costa, coordenador do projeto: Prof. Edson Fernando. O segundo, Desenvolvimento de sistemas automatizados para alimentação de berçários de peixe, bolsista: Evellyn Renilda da Silva Nacre, coordenador do projeto: Prof. Andrei Hudson. E por fim, o projeto Desenvolvimento de sistemas automatizados para alimentação de berçários de peixe, bolsista: Karla Cláudia do Nascimento, coordenador do projeto: Prof. Eduardo Rocha.
Dentro da programação do evento, foi realizado o lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) IFPE 2024-2026, com palestra sobre o tema “Educação e Direitos Humanos”, acompanhada de perto por nossos discentes do Curso de Licenciatura em Química.
A V Semana Acadêmica do IFPE teve como objetivo promover o debate sobre como a indivisibilidade entre ensino, pesquisa e extensão pode ser um agente de transformação social, destacando a importância de ações afirmativas no processo educacional, especialmente para grupos historicamente marginalizados, além da reafirmação do compromisso da instituição com a promoção de um ensino de qualidade, acessível e transformador, alinhado às necessidades da sociedade e às políticas públicas de inclusão e igualdade.