IFPE Jaboatão lança edital de seleção de participantes do 1º Ciclo de Inovação Aberta

O evento acontecerá durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e tem como objetivo de engajar estudantes e professores do campus no desenvolvimento de soluções inovadoras na região

O IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes publicou, nesta terça-feira (17), o edital de seleção de participantes do 1º Ciclo de Inovação Aberta do campus, o Inova Jaboatão. O evento fará parte da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada nos dias 21, 23 e 24 de outubro de 2023.

O Inova Jaboatão é uma maratona de inovação aberta, cujo objetivo é engajar estudantes e professores da instituição no desenvolvimento de soluções inovadoras, capazes de responder aos desafios identificados por eles e por empresas da região, organizações não governamentais ou instituições públicas parceiras.

Durante a programação da SNCT, o(a) maratonista participará de palestras e oficinas presenciais e as melhores propostas para cada desafio serão apresentadas no Demoday para os nossos parceiros. As atividades do evento corresponderão ao oferecimento de cursos/workshops sobre ideação, modelagem de negócios, prototipação e Pitch (apresentações rápidas de negócios/soluções inovadoras).

Interessados(as) em participar deverão estar inscritos na SNCT e enviarem as propostas por meio do formulário https://forms.gle/y7LEqVx3Cv3RRBtD7, de 21 até 23 de outubro, ao meio-dia.

Cada equipe poderá ser composta por até 5 (cinco) componentes, estudantes da educação profissional e tecnológica da comunidade interna ou externa do IFPE. Cada equipe poderá submeter soluções para até 4 (quatro) desafios possíveis, apresentados no Anexo I do edital.

Após o evento, poderão ocorrer mentorias e orientações com os professores para amadurecimento de ideias, caso as soluções propostas sejam adotadas como projetos de pesquisa/inovação ou extensão.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004 e é realizada todos os anos durante o mês de outubro. No IFPE em Jaboatão, a proposta é mostrar a importância da Ciência e da Tecnologia na vida de todos, integrando a comunidade acadêmica e membros da comunidade local e fortalecendo a inovação, a ciência e a tecnologia como caminhos para o Desenvolvimento Regional.

CONFIRA AQUI O EDITAL COMPLETO