Campus Olinda ganha três assentos no Consup

Representantes do Campus nos segmentos docente, discente e diretores-gerais foram empossados nesta quinta-feira (7)

O Campus Olinda ganhou três assentos no Conselho Superior (Consup), órgão máximo do IFPE, de caráter consultivo e deliberativo. Tomaram posse os representantes do segmento estudantil, Romildo Albuquerque dos Santos; do segmento docente, Fernando José Ivo da Silva; além de Velda Martins, representando a direção-geral do Campus Olinda. A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (7), no auditório do Campus Recife.

“Somos um campus novo e já conquistamos três assentos no Consup. Com isso, teremos espaço nas decisões administrativas. Seremos a voz de uma nova realidade vivenciada pelo IFPE no âmbito da economia criativa, que é bem diferente da agrícola e da industrial”, comemora a diretora-geral, Velda Martins.

O Consup conta com dez titulares do segmento estudantil, dez do docente, dez do técnico-administrativo e dez representantes de direções-gerais, além da representação de egressos, aposentados e sociedade civil. “O número de membros do Conselho cresceu em relação à última configuração. Esse é o primeiro biênio após a terceira fase da expansão da Rede Federal. Houve ampliação, cumprindo o Regimento”, explica a secretária do Consup, Maria Richely.

A cerimônia de posse, presidida pela Reitora Anália Ribeiro, também contou com a participação da primeira Reitora eleita do Instituto, Cláudia Sansil; o Pró-Reitor de Integração e Desenvolvimento Insitiucional, André Menezes; e o Presidente da Comissão Eleitoral para a escolha dos novos integrantes do Consup, Jorge Carvalho.

Em discurso de abertura, Anália falou sobre o papel do Conselho em garantir o bom funcionamento da Instituição, reafirmando o compromisso com princípios democráticos. “Dentro do IFPE, a obrigação é de garantir, em instâncias como estas, as relações e os pilares de uma sociedade democrática”, disse. A Reitora aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação dos conselheiros anteriores.