Início do conteúdo

Biblioteca


https://www.ifpe.edu.br/campus/olinda/ensino/biblioteca

A Biblioteca do Campus Olinda, iniciou o seu funcionamento no dia 13 de abril de 2015. No dia 10 de dezembro de 2015, através de um concurso envolvendo toda a comunidade acadêmica, foi escolhido o nome da Biblioteca, homenageando a primeira escritora negra que contou a intimidade da favela ao mundo, Carolina Maria de Jesus. Ela

viveu na favela do Canindé, em São Paulo, e mesmo ser ter concluído os estudos, dedicou-se à escrita desde cedo. Ela ganhou notoriedade ao retratar a vida nas favelas das grandes cidades na primeira metade do século XX, em obras como “Pedaços de Fome” e “O quarto de despejo”, esse último, foi traduzido para treze idiomas e tornou-se um best-seller. 

A Biblioteca Carolina Maria de Jesus atende aos alunos dos cursos oferecidos pelo Campus, Técnico em Artes Visuais e Técnico em Computação Gráfica, além dos professores, técnicos administrativos e terceirizados, totalizando cerca de 280 usuários. 

Possui um acervo especializado em Artes, Computação Gráfica e áreas correlatas, formado por livros técnicos, científicos e obras de referência. O acervo está em construção e atualmente conta com aproximadamente 100 títulos e 750 exemplares. Para a comunidade acadêmica a Biblioteca também disponibiliza diariamente, para consulta local, os jornais de grande circulação no estado de Pernambuco.

O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 07h30 as 16h30, oferecendo os serviços de: empréstimos, orientação bibliográfica, visita dirigida e orientação de normalização de trabalhos pela ABNT. A equipe é formada por uma bibliotecária e uma assistente em administração.

Bibliotecária: Andrea Cardoso (andrea.cardoso@olinda.ifpe.edu.br)


Última atualização em 16/08/2023

Fim do conteúdo