Empreendedorismo é apontado como caminho para técnicos em artes visuais

Estudantes criaram produtos artísticos como trabalho final da disciplina de Empreendedorismo

Os estudantes de Artes Visuais encerraram a disciplina Empreendedorismo com um trabalho bem diferente. Na tarde desta terça (20), eles apresentaram uma performance de um programa de auditório, através da qual foram exibidas peças criadas durante a disciplina com o objetivo de comercializá-las a um preço simbólico. Entre elas, ecobags dos signos do zodíaco e bolsas com diferentes tipos de artes como fotos, colagens, gravuras, aquarela e até cerâmica vitrificada. O objetivo é estimular os discentes ao empreendedorismo.

“Os cursos oferecidos no Campus Olinda têm uma lógica de mercado de trabalho bem diferente. Lidamos com a economia criativa. Quem cria tem que saber trabalhar com sua arte para viver dela”, explica a professora Katarina Meneses. Ela conta que cada turma trabalhou de forma diferente.

Na turma da manhã, cada estudante criou uma bolsa de um signo. Madú Almeida, por exemplo, confeccionou uma do signo de Aires, pintada a mão livre. “Tivemos que explicar as técnicas desenvolvidas para a produção da peça. Foi bem estimulante para a nossa criatividade e veia empreendedora”, revela.

Já o período da tarde optou por diferentes tipos de arte. Todas elas dentro de uma bolsinha, costurada e bordada pelos próprios alunos, que estampa o selo Traça Papel, marca criada pelo grupo, como parte do trabalho exigido na disciplina.  O estudante Nadiel Carlos fez uma fotografia que está disponível em cada uma das 50 bolsinhas. “Nesse trabalho, aprendi coisas do tipo como lidar com o cliente.  Já vendemos bastante bolsinhas. Dá para viver de arte, mas tem que ralar”, diz.

A professora Katarina explica que o trabalho trouxe bastante ensinamentos aos estudantes. “Eles tiveram que lidar com diferentes situações e trabalhar com vários elementos que foram ministrados na disciplina. Trabalharam em equipe, agendaram laboratórios para produção, produziram os materiais e eles mesmos venderam”.