Divulgados editais do Bolsa Permanência 2022.1

Estudantes do Campus Olinda têm até o dia 14 de março para realizar inscrição

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), publicou nesta sexta-feira (04) dois editais referentes ao Programa Bolsa Permanência (PBP) para o semestre 2022.1. O Edital nº 11/2022 se refere apenas ao Campus Ipojuca; já o Edital nº12/2022 contempla os Campi Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Igarassu, Olinda, Paulista e Pesqueira. O objetivo do programa é ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes por meio da concessão de auxílio financeiro, contribuindo, assim, para a igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas e minimizando os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais.

A seleção é voltada para estudantes regularmente matriculados em pelo menos três componentes curriculares em cursos presenciais do IFPE no semestre 2022.1, prioritariamente advindos de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes com deficiência(s), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Não poderão concorrer ao programa os estudantes matriculados em cursos ofertados no âmbito do Programa Mulheres Mil, PROIFPE Acesso (pré-vestibular), Pronatec e demais cursos de extensão ofertados pelo Instituto.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever, os interessados primeiramente deverão criar seu e-mail institucional, por meio do link: https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/ . Após a criação do e-mail, as inscrições poderão ser feitas de forma on-line, por meio do Sistema Fluxo.IFPE, conforme período estabelecido no cronograma de cada campus (Anexo I dos editais).

Ao acessar o sistema de inscrição, as informações acadêmicas dos estudantes serão importadas automaticamente do Q-acadêmico. Caso as informações não estejam atualizadas, impedindo que o estudante prossiga com a inscrição, o estudante deverá entrar em contato com o Setor de Assistência Estudantil do seu campus.

Os estudantes poderão se inscrever em uma das três opções de acordo com seu perfil socioeconômico:

a) estudantes cotistas com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo (um salário mínimo e meio) ingressantes a partir do semestre de 2015.2 e estudantes atendidos pelo Programa de Moradia Estudantil dos campi agrícolas (Barreiros e Vitória de Santo Antão) que ingressaram através de edital.

b) estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico.

c) demais estudantes que não se incluem em nenhum dos perfis citados anteriormente, com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo (um salário mínimo e meio).

Para finalizar a inscrição, os estudantes deverão digitalizar e anexar os documentos solicitados pelo sistema conforme perfil socioeconômico selecionado. Após a finalização da inscrição, o estudante poderá verificar se a inscrição foi efetuada no próprio Sistema Fluxo. As documentações e especificações para o processo de inscrição de cotistas por renda, estudantes da Moradia Estudantil, participantes de programas sociais e inscrição geral estão detalhadas no edital.

Para mais informações e esclarecimentos, acesse o edital ou entre em contato com o setor de Assistência Estudantil do seu campus.

> Confira o Edital 12/2022

> Para criar o e-mail institucional, acesse AQUI

> Confira também o tutorial de como criar o e-mail institucional

> Acesse o sistema Fluxo.IFPE

CANAIS ATENDIMENTO AO ESTUDANTE DA DAEE

Entre em contato com a DAEE pelo e-mail

E-MAIL INSTITUCIONAL

Para se inscrever no Bolsa Permanência, assim como acessar a outros programas mantidos pelo IFPE, o estudante deverá criar o e-mail institucional. É necessário ter uma matrícula válida no Sistema Q-Acadêmico e um e-mail pessoal (o mesmo que tenha sido informado no ato da matrícula ou que o estudante tenha inserido no Sistema Q-Acadêmico) e acessar o endereço eletrônico meuemail.ifpe.edu.br.

Ao acessar o endereço com os dados necessários, o e-mail será gerado automaticamente. O novo endereço eletrônico será formado pelas iniciais do estudante + @discente.ifpe.edu.br.

Confira aqui tutorial de criação do e-mail

RECUPERAÇÃO DE SENHA DO E-MAIL INSTITUCIONAL

Se você esqueceu ou perdeu seu acesso ao e-mail institucional, é só acessar o serviço de recuperação de senha. O novo acesso será enviado para o endereço eletrônico informado no ato de criação do seu e-mail institucional.
Acesse ☛ https://meuemail.ifpe.edu.br/recuperar-senha/

CRIAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE SENHA DO FLUXO.IFPE

Com o e-mail institucional em mãos, você está apto a acessar o Sistema Fluxo.
Para realizar o primeiro acesso, consulte este tutorial.

Se você esqueceu sua senha do Fluxo, clique aqui para recuperá-la.
Caso tenha dificuldades, confira o  tutorial de recuperação do acesso

PASSO A PASSO PARA CRIAÇÃO DA CONTA CORRENTE

Saiba como criar sua conta nos principais bancos, inclusive, nos digitais