Turma do Mestrado ProfEPT explora a educação Xukuru do Ororubá em visita técnica

Estudantes e professores conheceram como são organizados e gestados os espaços educativos e práticas pedagógicas do povo

Em um dia marcante, a turma 2023.1 do Mestrado ProfEPT embarcou em uma jornada educativa ao visitar a comunidade Xukuru do Ororubá, em 24 de novembro de 2023. A atividade interdisciplinar teve como propósito principal a imersão nos espaços educativos e práticas pedagógicas do povo Xukuru do Ororubá.

Estudantes e professores do Programa passaram o dia na comunidade, dedicando-se a compreender a organização e a gestação desses espaços educativos. O foco estava na notável diversidade das práticas educativas desse povo, onde a educação se entrelaça de maneira dialógica com trabalho, cultura, tecnologia e a relação com o sagrado. Essa teia complexa e interligada é consolidada no cotidiano da produção de existência do grupo, evidenciando sua forma peculiar de produzir história e memória.

A visita foi conduzida pelos indígenas Vilmar Leandro, Iran e Bela.

A coordenadora local do ProfEPT Rosangela  Maria de Melo expressou agradecimento a todas as pessoas que tornaram o momento possível. A Direção Geral do Campus Olinda, representada pela Professora Luciana Tavares, a DPEX Campus Olinda, com o apoio de Caio Araújo, o Sr. José Carlos do Setor de Transporte dos Campi Olinda e o Campus Garanhuns.

Também foi ressaltado agradecimento ao motorista Lucas, à mestranda Letícia do Campus Garanhuns, à Secretaria do Programa, em nome do servidor Vassili, e aos professores das disciplinas do ProfEPT Edlamar, Bernardina, José Reginaldo, Kleber, Valquiria, José Nildo e José Henrique.