Estudantes do Integrado ganham bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq

Bolsa é concedida a medalhistas da MOBFOG, competição de lançamento de foguetes

Estudantes do curso técnico integrado de Computação Gráfica do IFPE Olinda ainda colhem os frutos da 42ª Jornada de Foguetes (MOBFOG), realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, em agosto de 2023. Na competição, Carlos Vinicios, Miguel Queiroz e Paulo Henrique conquistaram o título de campeões por construírem um foguete que alcançou uma distância horizontal de 177,5 m. Devido à classificação, eles conquistaram uma bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJr), no valor de R$ 300 mensais, ao longo de 2024.

A bolsa vai ajudar os estudantes aprimorarem os estudos nas áreas de astronáutica e astronomia, desde a teoria física por trás da construção do foguete, passando por aspectos do lançamento de foguetes até a história da astronáutica. Todos os meses, eles receberão atividades para desenvolverem e terão que participar de reuniões quinzenais com representantes do Programa.

“O acesso à bolsa é fruto do desempenho dos estudantes na MOBFOG de 2023. É um prêmio extra, que garante mais aprendizado e possibilitará um melhor desempenho nas próximas competições, que exigirão um nível mais profundo”, conta o professor Josiel da Cunha Silva, responsável pela preparação dos estudantes em 2023. Apesar de não ministrar mais a disciplina de Física no Campus Olinda, ele se colocou à disposição para continuar orientando os estudantes.

As bolsas foram conquistadas por Carlos Vinicios e Paulo Henrique. O estudante Miguel, apesar de estar apto, não solicitou o subsídio. Ainda assim, as bolsas dos colegas vão ajudar na meta coletiva. “Vamos usar parte do recurso no orçamento para a construção do foguete, que é muito caro”, contam Vinicios e Paulo.

Enquanto isso, os estudos já começaram. No campo teórico, eles receberam como atividade o estudo da biografia de um russo. Também terão que apresentar o trabalho realizado. Na parte prática, já deram início aos exercícios de lançamento de foguete, no quintal da casa da avó de Paulo. “Essa bolsa vai ajudar bastante no nosso desenvolvimento. A gente estuda assuntos que não estão na grade de Física do Ensino Médio, como Movimento Oblíquo e Balística. Além disso, vai ajudar na nossa preparação para o ENEM”, comemoram.

A expectativa é de que toda essa preparação leve os estudantes a voarem mais alto tanto no lançamento do foguete da próxima MOBFOG quanto nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Estudantes do IFPE Olinda participam 42ª Jornada de Foguetes