IFPE Olinda passa a ofertar primeiro curso Proeja do Campus

Aulas de Editor de Maquetes Eletrônicas começam na quinta-feira (5)

O IFPE Olinda se prepara para receber a turma do primeiro curso Proeja do Campus. O programa tem o objetivo de atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade. As aulas da qualificação profissional Editor de Maquetes Eletrônicas, também pioneira no IFPE, começam na quinta-feira (5), com uma programação especial para ambientação e recepção dos novos estudantes.

A turma é formada por pessoas com mais de 18 anos matriculadas no primeiro módulo do Ensino Médio na modalidade EJA na Escola Estadual Jerônimo de Albuquerque, localizada em Olinda. Lá, elas vão cursar as disciplinas tradicionais e no IFPE Olinda, as disciplinas da formação profissional. No Campus, as aulas ocorrerão, uma ou duas vezes na semana, a depender do módulo, sempre no turno da noite, uma vez que os estudantes da modalidade geralmente trabalham durante o dia.

O curso Editor de Maquetes Eletrônicas tem o objetivo de formar profissionais com sólida base técnico-científica e humanística, aptos a exercerem atividades como interpretação e reprodução de projetos arquitetônicos; utilização de softwares gráficos para a representação em 2D e 3D; aplicação de cores, texturas, volume e contornos e a realização da arte-finalização da representação de maquetes.

“A seleção dos estudantes foi realizada pela própria escola. Nesse primeiro módulo as aulas serão ministradas nas quintas-feiras, de forma híbrida, por conta da pandemia”, explica a diretora de Ensino, Swanne Almeida.  Toda a estrutura do IFPE, como laboratórios e uma equipe de profissionais qualificados, será colocada à disposição dos novos estudantes.

“Através dessa nova modalidade, a gente consegue trazer para o nosso Campus um outro segmento da sociedade, esse aluno fora de faixa ou trabalhador que está inserido na educação de jovens e adultos, numa escola pública e que vem para conquistar uma formação técnica. Nosso desafio é ajudá-lo na inserção no mundo do trabalho”, explica a diretora-geral do IFPE Olinda, Luciana Tavares.

Para Tavares, o Proeja vai aproximar o Campus da comunidade, oferecendo oportunidade para quem mora no entorno do IFPE Olinda e não tem a oportunidade de participar do processo seletivo para os cursos subsequentes da unidade. Ela pontua que será um momento de muito aprendizado e reflexão, principalmente para servidores e estudantes dos demais cursos que terão a oportunidade de conviver com um público de uma outra realidade, com faixa etária e maturidade diferentes. “O PROEJA é importante para nós, enquanto IFPE, para o Governo do Estado, para os nossos estudantes, para os nossos professores, para educação como um todo”, comemora.

Confira:

Calendário Acadêmico do curso

Página com informações sobre o curso

Programação de recepção

Data: 05/08/2021

Hora: 18h40 as 20h

Local: Campus Olinda

18h40h Abertura e boas vindas (DG- DEN- Coordenação do Curso- DAEE)

19h15- Apresentação do IFPE-Campus Olinda (Vídeo Institucional)-( Leandro)

19h30- Eleição do (a) Representante de Turma. (DAEE)

19h45- Visita às instalações do Campus Olinda.

20h- Entrega do Kit (Mascara+Fardamento+squeeze+Caneta+bloquinho)

20h30- Início da aula

21h40- Encerramento