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IFPE Olinda abre inscrições para Curso de Extensão em Musicoterapia
Inscrições on-line podem ser feitas no período de 22 a 27 de março
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Olinda anunciou a abertura das inscrições para o curso de extensão gratuito de “Introdução à Musicoterapia nos Transtornos Mentais”. As inscrições estarão disponíveis a partir das 8h desta sexta-feira (22/03) até o dia 27 de março de 2024, por meio deste formulário.
O curso, ministrado pelo professor e musicoterapeuta José Davison da Silva Júnior, será presencial e gratuito, consistindo em nove encontros que proporcionarão uma introdução aos conceitos fundamentais da Musicoterapia.
Os participantes terão a chance de conhecer a utilização da música com objetivos terapêuticos em adultos com transtornos mentais. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, no Campus Olinda.
Com um total de 25 vagas disponíveis, o curso é aberto à comunidade interna e externa, desde que os interessados tenham idade igual ou superior a 18 anos e sejam estudantes e/ou profissionais das áreas de Artes, Educação, Saúde e afins. No entanto, é importante ressaltar que os estudantes do Campus Olinda não podem estar matriculados em disciplinas oferecidas no mesmo horário do curso.
No momento da inscrição, os candidatos deverão anexar documentos que comprovem sua atuação nas áreas relacionadas. A seleção dos participantes será feita pela ordem de inscrição, limitada ao número de vagas disponíveis.
A previsão é de que as aulas tenham início no dia 3 de abril de 2024 e se estendam até 19 de junho de 2024. Os estudantes matriculados deverão seguir todas as normas e regulamentos estabelecidos pelo IFPE Campus Olinda, e para obter o certificado, será necessário ter uma participação mínima de 75% e cumprir os requisitos de avaliação do curso.
Para mais informações sobre o cronograma, critérios de seleção e demais detalhes, os interessados devem consultar o edital aqui.
Sobre o professor José Davison da Silva Júnior
Pós-Doutor em Neurociência e Cognição da Universidade Federal do ABC. Pós-Doutor em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Música/Educação musical pela Universidade Federal da Bahia (com bolsa de estudos do CNPq). Programa Doutorado sanduíche realizado no Center for Mind and Brain – University of California, Davis (com bolsa de estudos da Capes). Mestre em Música/Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás (com bolsa de estudos do CNPq). Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Especialista em Educação Especial pela Faculdade Frassinetti do Recife. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife. Autor dos livros: Interfaces entre musicoterapia e bioética (Editora CRV) e Memórias autobiográficas e música em idosos (Editora Alínea). Organizador e autor do livro Musicoterapia e gerontologia: teoria e prática (Editora Alínea).
É professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Pernambuco, colaborador do Mestrado e Doutorado em Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do curso de Especialização em Educação musical na educação básica e do Núcleo 60+ do IFPE Olinda.