Birô de Criação abre seleção para bolsistas

Inscrições podem ser feitas no período de 10 a 15 de julho, por e-mail

O Birô de Criação do IFPE Olinda lançou edital para seleção de bolsistas para o ano de 2024. São oferecidas, inicialmente, duas bolsas, sendo uma no valor de R$ 500 para estudantes do curso técnico de Artes Visuais ou Computação Gráfica e outra para estudantes do curso superior de Produção Multimídia, no valor mensal de R$ 700.

Para se inscrever é preciso ter cursado ao menos um semestre do respectivo curso. Será necessário enviar portfólio, com no mínimo cinco e no máximo dez artes em formato digital, para o e-mail biro.producao@olinda.ifpe.edu.br, no período de 10 a 15 de julho. Serão aceitas produções gráficas realizadas por meio de computador ou de forma manual, desde que esta última seja transformada em formato digital por meio de fotografia ou escaneamento, por exemplo.

Os arquivos poderão ser enviados no anexo do e-mail, no ato de inscrição. O(A) candidato(a) poderá optar por enviar link de plataforma onde as produções gráficas estão hospedadas, a exemplo do Behance. O material precisa ser original. Candidatos(as) que apresentarem material plagiado serão desclassificados da seleção.

No mesmo e-mail, também será necessário anexar a documentação exigida no edital, que inclui histórico escolar emitido pelo Q-Acadêmico, cópia da carteira de identidade e CPF, além de informações bancárias. Ao enviar o e-mail, o candidato deve escrever no campo assunto “Programa Birô de Criação – Seleção 2024”, seguido do nome do candidato(a).

A seleção será por meio da análise de portfólio e de entrevista, que ocorrerá no dia 19 de julho. A divulgação do horário exato e local da entrevista ocorrerá no dia 17 de julho. Durante a entrevista, os/as candidatos darão explicações sobre as produções enviadas no portfólio.

Quem for selecionado/a deverá ter disponibilidade para atuar no projeto por 12h semanais, de forma presencial. As bolsas terão vigência do dia 1º de agosto até o final de 2024.

O Programa Birô de Criação tem como objetivo fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes matriculados(as) nos cursos regulares do IFPE, Campus Olinda, estimulando a prática do conhecimento obtido em sala de aula por meio de criação e produção de artefatos gráficos ou produção de materiais gráficos, audiovisuais e/ou artísticos que tenham relação com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no Campus.

Confira edital

Portaria