Encontro de Pesquisa Educacional recebe trabalhos até dia 2 de agosto

Professora do ProfEPT coordena grupo temático Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica

Está aberto o prazo para submissão de trabalhos para o 9º. Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (Epepe), evento promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, por meio da sua Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), em parceria com o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco tem apoio do IFPE. Em formato presencial, o Encontro ocorrerá no período de 22 a 24 de outubro. A professora do ProfEPT – IFPE Olinda – Edilene Rocha Guimarães, é uma das coordenadoras do grupo temático Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica.

Os trabalhos podem ser enviados até o dia 2 de agosto por estudantes, docentes, pesquisadores/as e educadores/as que desenvolvam trabalhos em educação, desde que estejam devidamente inscritos no evento.

O tema central desta edição “Desafios do Plano Nacional de Educação (PNE) diante da necessidade de fortalecimento da democracia” foi escolhido de forma colaborativa, com a participação de representantes das instituições parceiras, uma vez que o PNE é considerado o epicentro das políticas educacionais.

O Plano resulta de um processo participativo que envolve conferências municipais, estaduais e, principalmente, a Conferência Nacional de Educação. Ele reúne propostas de diversos segmentos organizados da sociedade e concebe a educação de maneira sistêmica, abrangendo desde a Educação Infantil até a pós-graduação, incluindo as diversidades reivindicadas pelos movimentos sociais.

Na sua nona edição, o Epepe continua a se afirmar como o principal evento em Pernambuco para pesquisa e pós-graduação em educação. É um espaço de formação e discussão para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área. O evento conta com o apoio institucional de parceiros como UFPE, UFRPE, UPE, IFPE, Univasf, UNEB, Resab, UniFafire e a Cátedra Unicap de Direitos Humanos.