NAC Impulsiona expressões artísticas no IFPE Olinda

Com oficinas, exibições de filmes, exposições e grupos de estudo, o NAC promove ações que aproximam Arte e Cultura da comunidade

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPE Olinda tem sido um motor de fomento à produção artística no Campus. Com proposta de mostrar a diversidade do conceito de arte e cultura, integrando tanto o público interno quanto o externo do Campus, o Núcleo tem movimentado os espaços da instituição por meio de uma série de ações, explorando diferente linguagens artísticas.

Entre as ações que se destacam no NAC está o CINECLUBE em funcionamento de 2023, semanalmente com a exibição de filmes do acervo de DVDs, e uma vez por mês com uma exibição especial seguida por debates que aprofundam as temáticas apresentadas nas sessões.O segmento com enfoque na cultura digital, com ofertas de oficinas de Ilustração, estamparia Digital e outras atividades reforçam a importância do campo da produção digital.

A recuperação dos espaços expositivos no campus também é um ponto importante. Os corredores ganharam vida com a exposição de gravuras produzidas desde 2020 por egressos e egressas do curso subsequente Artes Visuais. Um destaque é a série de gravuras do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Tatiane Renata, que homenageia divindades femininas. Está exposta também a série “Meu Coração é Teu”, do grupo Gravos, coletivo de Gravura do Campus Olinda.

O segmento de acessibilidade do NAC apresenta dois acervos importantes do Campus, os artefatos táteis produzidos no projeto de extensão “Arte pra Cego Ver”, que permitem às pessoas com deficiência visual sentirem as obras de grandes artistas pernambucanos, como Samico e J. Borges. As placas recriam as obras em relevo, possibilitando uma experiência tátil.

E a mostra de cabeças em cerâmica do universo de Harry Potter, produzida por Amanda Roma durante seu TCC em Artes Visuais, que traz um toque de fantasia ao espaço ao apresentar personagens do universo de Harry Potter para acessibilidade visual.

Expectativas Futuras – Para os próximos meses, o NAC planeja ampliar as oportunidades de exibição no campus. Um edital de ocupação está em fase de planejamento e será lançado em setembro, destinado a estudantes, servidores e ex-alunos que queiram expor suas obras. A iniciativa prevê exposições regulares ao longo do ano, com espaços como as paredes das quadras sendo destinadas ao grafite. O objetivo é tornar o Campus um espaço artístico permanente, esteticamente instigante e acolhedor para novas produções.

Além disso, há grupos de estudo, como o de Cianotipia, e a oferta sistemática de oficinas, como a de Escrita Criativa, que propõem uma imersão no mundo das palavras e das imagens. A ideia da oficina é que os participantes explorem suas próprias jornadas pessoais, descobrindo novas formas de se comunicar e tocar os sentimentos do leitor.

As sessões do CINECLUBE contarão com Profissionais da área que serão convidados para debater sobre as produções pernambucanas exibidas, criando um espaço de reflexão e troca de ideias.

A professora Luciene Pontes, coordenadora do NAC, explica o diferencial do núcleo no IFPE Olinda em comparação aos outros campi da instituição. “Como somos o Campus da Arte e da Tecnologia, temos um perfil diferenciado. A gente faz arte o tempo todo. O que procuramos é mostrar essa diversidade do conceito de cultura e arte, buscando uma aproximação com outros núcleos existentes no campus, desenvolvendo ações afirmativas. As ações buscam envolver tanto o público interno quanto o externo”, destaca.

O NAC é composto por servidores e estudantes, com a atuação efetiva de bolsistas e estudantes voluntários/as, e continua aberto para aqueles que desejam participar de suas iniciativas. Interessados podem enviar um e-mail para nac@olinda.ifpe.edu.br.