Mestrado ProfEPT recebe nova turma

Recepção contou com participação da pesquisadora Marise Ramos

Começaram as atividades letivas da nova turma do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A aula inaugural, realizada nesta segunda-feira (12), foi ministrada pela professora Marise Ramos. Pesquisadora na área de educação, ela se dedica a temas como educação profissional, ensino técnico e integrado e reformas educacionais. Os estudantes da quarta turma do programa no IFPE Olinda receberam informações sobre o semestre letivo, que inicia de forma remota e deve ser finalizado até agosto de 2021.

“O calendário de 2021.1 terá seu funcionamento considerando as orientações do IFPE no contexto da pandemia da Covid-19. As atividades síncronas serão desenvolvidas nas sextas-feiras”, explica a coordenadora local do mestrado, Edlamar dos Santos. Ela informou que durante o semestre, será dada continuidade ao cronograma de defesas da turma 2018.2, na forma remota. Também está prevista a realização de um encontro para socialização dos produtos educacionais elaborados pelos mestrandos.

Para quem ingressa nesse desafio acadêmico o momento é de expectativas. “Confesso que estou muito ansiosa para adquirir novos conhecimentos nas áreas da educação e do ensino, que são novas para mim, pois minha formação é em Biblioteconomia. Ainda mais com professores tão competentes em sua área de atuação. Espero corresponder às expectativas do Programa, desenvolver um bom trabalho de conclusão”, conta a estudante Andrea Cardoso, que também é servidora do IFPE. Seu desejo é que sua pesquisa seja aplicada na Instituição.

Aula Inaugural – Na aula proferida pela professora Marise, ela tratou das categorias que abordam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), numa perspectiva de formação humana. Entre elas o trabalho, o qual considera como aspecto indissociável do ser social, na perspectiva de uma antropologia materialista. Esse ser social, pontuou, é um ser de relações, cujo conteúdo se caracteriza pela historicidade e pela produção da cultura e nela a ciência, as artes e a filosofia, conteúdos da formação humana.

A pesquisadora defendeu a educação profissional e tecnológica integrada ao Ensino médio e ressaltou a necessidade de resistência às reformas propostas, que apontam para a formação unilateral. Ela ainda destacou a importância do mestrado em EPT como espaço de formação acadêmica e de produção de pesquisas.

A programação de recepção contou ainda com a participação da diretora-geral do IFPE Olinda, Luciana Tavares e da coordenadora de Pós-Graduação do IPFE, Magadã Lira. Durante o evento, houve ainda a apresentação artística do professor Renan Melo, do curso de especialização em Música e Violão Popular, também ministrado no IFPE.