Projetos do IFPE Olinda selecionados para maior evento de games da América Latina

Três projetos de estudantes de Computação Gráfica estão entre os finalistas do festival de artes do evento

O Maior evento sobre jogos e entretenimento digital da América Latina, Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), divulgou o resultado da seleção oficial para o seu Festival de Artes. Três projetos do curso de Computação Gráfica do IFPE Olinda estão entre os finalistas.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento reúne todos os anos pesquisadores, artistas, Chico Guy.jpgdesigners, professores e estudantes de escolas, universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos para debater e apresentar as novidades do universo de jogos eletrônicos, seja como objeto de investigação ou como produto de desenvolvimento.

Dos três concorrentes da categoria Fanart, voltada para experiências artísticas finalizadas que envolvem o universo de jogos digitais, dois são do IFPE Olinda. Ewerton Leandro do Nascimento desenvolveu um trabalho em referência a um RPG de Pokémon e Jorge Maranhão uma arte em 3D inspirada em Chico Science.

As artes do jogo BRIGAdeiros foram selecionadas para concorrer nas categorias Screenshot e Concept Art. Na primeira categoria, concorrem  as capturas de tela do gameplay do jogo digital, demonstrando elementos artísticos em seu uso final na tela do jogo. Já a segunda seleção abrange imagens de concepções artísticas de personagens , cenários, interfaces e modelos 3D.

BRIGAdeiros.jpgO jogo foi desenvolvido por estudantes do 3º período do curso. Inspirado numa festinha de aniversário, o game apresenta uma bandeja de docinhos ao centro da mesa servindo de ringue para uma batalha, onde brigadeiros e beijinhos rolam uns contra os outros com o objetivo de jogar os oponentes para fora, enquanto uma plateia de coxinhas vibra com o espetáculo. Integrante da equipe, o estudante Lucas Costa Rocha explica que a ideia foi produzir games coletivamente. O grupo até criou a proposta da empresa Alcateia Game para transformar a iniciativa em negócio.

Na parte acadêmica do SBGames, foi também aprovado o short paper sobre o projeto de extensão Play the City, coordenado pela professora Carol Machado, que tem o objetivo de implementar a ludicidade nos espaços urbanos da cidade de Olinda.

“É uma grande conquista para o IFPE Olinda, pois esse é o maior evento na área de jogos do Brasil. A seleção desses trabalhos demonstram o potencial criativo do campus. As artes são muito boas”, comemora Carol.

Essa edição 2020 do simpósio seria sediado em Recife, mas por conta da pandemia ganhou um formato totalmente virtual e vai acontecer entre os dia 7 e 10 de novembro. Dentro do evento, também ocorrem, de forma simultânea, o SVR (Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada), o SIBGRAPI (Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens), e o ISMAR (International Symposium on Mixed and Augmented Reality).

Masi informações sobre o SBGames acesse: https://www.sbgames.org/sbgames2020/