Início do conteúdo

Estudantes de Computação Gráfica aprimoram protótipo de foguete para OBAFOG 2025

Carlos Vinícios e Paulo Henrique, medalhistas de ouro na MOBFOG 2023, participam de curso de extensão em Astronomia Básica para aplicar conhecimentos no novo projeto


Os estudantes Carlos Vinícios Melo Alves e Paulo Henrique da Silva Dias, do curso Técnico Integrado em Computação Gráfica do IFPE Olinda, estão se preparando para mais um desafio: a participação na OBAFOG 2025 – nova denominação da tradicional Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A dupla conquistou medalha de ouro na edição de 2023 e agora participa de um projeto de extensão voltado ao aprimoramento do protótipo de foguete para a próxima competição.

Como parte da preparação, os estudantes concluíram recentemente o curso de extensão em Astronomia Básica e receberam os certificados das mãos da professora Elaine Barbosa, que é orientadora do projeto e representante do Campus Olinda no curso.

“Vamos usar os conhecimentos para aplicar no projeto de extensão de aprimoramento de protótipo de foguetes. O curso foi fundamental para sabermos a nomenclatura correta dos elementos da astronomia que se aplicam ao foguete e à meteorologia”, explicou Carlos Vinícios.

Paulo Henrique destacou que, embora alguns elementos do protótipo anterior tenham sido mantidos, como o ângulo da base e os materiais principais, o curso contribuiu para importantes melhorias. “Houve várias mudanças na prototipagem, como na distribuição do peso e no uso da cola. Aprimoramento a partir do curso”, afirmou.

A professora Elaine Barbosa ressaltou a trajetória da dupla e o foco da atual fase do projeto. “Os meninos ganharam medalha de ouro na MOBFOG 2023. O projeto de extensão agora é para aprimorar o protótipo com foco na competição de 2025”, pontuou.

 

Fim do conteúdo