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IFPE Olinda lança seleção para tutores do Programa de Tutoria de Pares
São oferecidas três bolsas. Inscrições podem ser feitas de 10 a 16 de outubro.
O IFPE Campus Olinda lançou edital para a seleção de tutores(as) de pares, com vagas para atuação remunerada e voluntária no âmbito do Programa de Tutoria de Pares, voltado ao acompanhamento de estudantes assistidos pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (Napne). O programa tem como objetivo promover a inclusão e a equidade no ambiente acadêmico, fortalecendo a permanência e o êxito de discentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
O edital prevê a oferta de três vagas para tutores bolsistas, sendo uma para o curso de Artes Visuais (Subsequente) e duas para Computação Gráfica (Subsequente e Integrado). A bolsa tem valor de R$ 200,00, com carga horária semanal de 10 horas. Também será formado cadastro de reserva para possíveis vagas que surjam durante o período de vigência da seleção.
As inscrições devem ser realizadas de forma on-line, de 10 a 16 de outubro, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/w4Ed7umR73RngXrb8, utilizando o e-mail institucional do estudante. O histórico escolar necessário para inscrição pode ser acessado no sistema Q-Acadêmico.
A seleção será composta por duas etapas: análise do histórico escolar (eliminatória e classificatória) e entrevista (classificatória). O início das atividades dos(as) tutores(as) está previsto para novembro de 2025.
A tutoria de pares consiste em um acompanhamento acadêmico personalizado, no qual um estudante atua como tutor(a) de outro(a), auxiliando na realização de atividades pedagógicas e na integração ao ambiente institucional. Podem participar da seleção estudantes regularmente matriculados nos cursos integrados, subsequentes e superiores, presenciais ou a distância, do Campus Olinda.
O Programa é uma iniciativa que estimula a solidariedade, a cooperação e o desenvolvimento de habilidades transversais, além de fortalecer o compromisso institucional com uma educação mais inclusiva.