Notícias
Partiu IF encerra atividades no IFPE Olinda com celebração
Programa do MEC apoiou a recomposição das aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental
O IFPE Campus Olinda encerrou, nesta semana, as atividades do Partiu IF, programa do Ministério da Educação (MEC) voltado à recomposição das aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e ao incentivo à permanência na escola. Ao longo de até oito meses, com carga horária de até 320 horas, a iniciativa ofereceu aulas presenciais de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, acompanhamento pedagógico e a auxílio mensal para para que os estudantes não abandonassem o programa.
Coordenado no campus Olinda pela professora Elaine Barbosa, o programa teve como foco ampliar as possibilidades de acesso de estudantes da rede pública ao Ensino Médio técnico da Rede Federal, contribuindo tanto para o fortalecimento das aprendizagens quanto para a construção de novos projetos de vida. A iniciativa serviu como espécie de preparatório para que os estudantes se preparassem pra seleção do IFPE e de outras insttiuiçoes de ensino.
Durante o momento de encerramento, Elaine Barbosa destacou o caráter simbólico e coletivo da conclusão das atividades. “Hoje não celebramos apenas o fim de uma etapa, mas, sobretudo, o início de novos caminhos. Este momento é de gratidão aos estudantes, protagonistas dessa história; aos professores, que não mediram esforços; e às famílias e parceiros, que caminharam juntos, apoiando cada passo. Que tudo o que foi vivido aqui sirva de inspiração para que o IFPE continue sendo um espaço de acolhimento, transformação e realização de sonhos”, afirmou.
A diretora-geral do IFPE Olinda, Luciana Tavares, também marcou o encerramento com uma fala sensível sobre a presença constante das famílias, em especial das mães, ao longo do programa. “No dia a dia, quem a gente encontrava toda noite sentadinha ali eram as mães. O meu respeito, a minha admiração por essas mulheres, porque só a gente sabe o que é capaz de fazer por um filho. Nos melhores momentos e nos piores, é a mãe que está ali, que pega na mão e segue junto”, destacou.
Luciana lembrou ainda que, no início, havia preocupação quanto à adaptação dos estudantes do Ensino Fundamental à dinâmica do campus, especialmente no turno da noite. Segundo ela, a experiência foi extremamente positiva. “Ficamos preocupadas, mas deu muito certo, porque tivemos pessoas que se dedicaram muito para que isso acontecesse”, pontuou.
Ao se dirigir diretamente aos estudantes, a diretora-geral reforçou a educação como principal caminho para a transformação social. “A gente não nasce, na maioria das vezes, em condições privilegiadas. Para mudar a nossa realidade e ajudar outras pessoas, o caminho é o estudo. A gente não precisa ser melhor do que ninguém, só precisa ser bom e querer deixar um pouco para o mundo, tornando-o mais humano. Todo mundo merece dignidade na vida”, afirmou.
Entre os estudantes, o sentimento ao final do programa foi de reconhecimento e confiança no futuro. Fabiã de Almeida, de 15 anos, estudante da Escola Profissional José dos Anjos, no bairro de Dois Unidos, participou do Partiu IF desde abril e se inscreveu para o IFPE Campus Olinda. Para ele, a experiência foi decisiva. “O programa foi muito bem estruturado, muito bem feito, maravilhoso”, avaliou.
Já Stephany Vitória Nacimeto da Silva, estudante da Escola Lions Dirceu Veloso, no Bultrins, contou que conheceu o Partiu IF por meio de um professor e logo se interessou pela proposta. Apaixonada por carros, ela conquistou aprovação no curso de Eletromecânica do SESI/SENAI e também concorreu a uma vaga em Computação Gráfica no IFPE Olinda. “O Partiu IF me ajudou bastante mesmo. Foi uma maravilha”, relatou.
O encerramento do Partiu IF no IFPE Olinda marca o fim de um ciclo e, ao mesmo tempo, o início de novas trajetórias para estudantes e famílias que passaram a enxergar a educação como uma possibilidade concreta de mudança.
