Estudante do IFPE Olinda participa de residência artística no Uruguai

A artista Suh Amorim trabalha sua performance Insight Negro no evento

A visceral performance “Insight Negro” da artista Suh Amorim será apresentada nesta sexta-feira (29), no Uruguai. Estudante do curso Artes Visuais do IFPE Olinda, ela foi uma das 18 artistas selecionadas para a residência “La mirada que se mira a sí misma”, que ocorre entre os dias 28 e 31 de março, na cidade de Paysandú.

Suh é a única negra e a mais nova entre as artistas selecionadas de diferentes países como o Uruguai, México, Argentina, Venezuela e Brasil. “Está sendo uma experiência incrível, tanto para minha carreira, por enriquecer meu portfólio, quanto para meu processo criativo. Estou tendo contato com artistas experientes e famosas”, conta.

Nos quatro dias de residência, as artista participam de oficinas, trocam experiências  e apresentam seus trabalhos. Cada uma desenvolve seu projeto de forma prática, desde o processo de investigação, ensaio e produção. O grupo já participou de entrevistas coletivas, práticas em ateliê e intervenções artísticas.

A residência artística é uma iniciativa da prefeitura de Paysandú em parceria com a produtora “Voces del Faro” em comemoração ao mês das mulheres, realizada dentro do “Ellas em Marzo”. Um dos objetivos da ação é valorizar a posição das mulheres nas artes, especialmente as visuais. Para Suh o importante é chegar a pontos comuns ou incomuns com as colegas da residência para que as mulheres sejam respeitas em suas singularidades.