Abertura do CAOS celebra arte, tecnologia e diversidade

Semana Criativa conta com programação simultânea em três espaços distintos e segue até dia 22

A abertura da Semana Criativa do Campus Olinda – CAOS 2018, na manhã desta terça-feira (20), celebrou a arte, a cultura, a tecnologia e a diversidade. Com o tema Arte e tecnologia nas questões sociais, o evento teve início no auditório do Centro Cultural Luiz Freire e contou com as presenças de estudantes, servidores e membros da comunidade. A mesa de abertura da ocasião contou com as presenças da reitora do IFPE, Anália Ribeiro; da diretora-geral do Campus Olinda, Luciana Padilha; e do secretário de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, João Luiz da Silva Júnior.

Anália Ribeiro parabenizou a todos pelo evento e salientou o Campus Olinda, unidade que foca a arte e a economia criativa, como um exemplo de concretização da missão dos Institutos Federais: a produção de conhecimento com foco no desenvolvimento social, sempre considerando a inclusão não só dentro do conhecimento mas também das instâncias produtivas.

“Pernambuco tem uma densidade artística impressionante e Olinda têm um considerável substrato desta densidade. A pluralidade nos fortalece individualmente e como sociedade. Uma cultura, para sobreviver, precisa de toda a sua diversidade. A arte e a tecnologia só fazem sentido se considerarem as questões sociais. Elas existem para estarem a serviço das pessoas”, salientou.

De acordo com Luciana, o CAOS é o resultado de um somatório de esforços da comunidade acadêmica e aponta o acerto da escuta pública que indicou os cursos ofertados pelo Campus Olinda há quatro anos. “Como parte de uma instituição de Educação, não posso deixar de lembrar a importância do trabalho de Paulo Freire e convido a todos para que façamos destes dias verdadeiros momentos freireanos”, disse ela.

As apresentações culturais finalizaram a abertura do evento. O Coral 4 Cantos, formado por estudantes e servidores do Campus Olinda e membros da comunidade local, apresentou para o público as músicas Asa Branca, Roda Viva, Rush, Jesus Cristo e Isto Aqui, o que É?. Em seguida, foi a vez do grupo Saxofrevo, coordenado pelo professor Evandro Sampaio, do Campus Belo Jardim, apresentar versões de frevos ao som de saxofones.

Na manhã desta terça, os participantes também puderam conferir uma intervenção em grafite e uma ação artística, intitulada Fotografia Lambre-lambe: Retratos e Identidade, além de diferentes exposições, no Casarão  TV Viva. Já na Praça Laura Nigro, os interessados tiveram a oportunidade de assistir a palestra de divulgação sobre  concurso de Jogos Digitais Desafio EcoRecife 4.0 e uma feira, na qual estavam expostos desde artesanato até trabalhos de animação.

A diversidade da programação empolgou quem teve a oportunidade de estar presente. Foi o caso dos concluintes de Computação Gráfica do Campus Olinda Lucas Vinícius e Murilo Oliveira, que além de estarem inscritos no evento também mostraram os trabalhos desenvolvidos pelo Coletivo La Ursa de Animação. “É a primeira vez que a gente expõe e esta é uma oportunidade excelente de mostrarmos o que fazemos. Saímos da caverna. Somos um grupo de amigos de diferentes áreas que gostam de produzir juntos e queremos mostrar nossos trabalhos. Participar do CAOS nos proporciona isso”, explicou Murilo.

PROGRAMAÇÃO | Nesta edição, o CAOS conta com cerca de 80 atividades distribuídas em exposições, oficinas, performances, intervenções artísticas, espetáculos, palestras e rodas de conversa. Tudo ocorrerá, simultaneamente, no Centro de Cultura Luiz Freire, na Praça Laura Nigro e no casarão em frente à mesma praça, onde já funcionou o Museu do Mamulengo. Entre as atrações culturais, estão previstas as bandas Bongar e Forró na Caixa, o grupo percussivo Brincante Popular e o grupo de performance Totem. Abaixo, confira:

Página do evento