Início do conteúdo

Universo trans é espaço para experimentações em laboratório de aRtivismo

Inscrições gratuitas seguem até 30 de outubro. Laboratório integra projeto Criaturas Urbanas que acontece pela primeira vez no Recife.


Prorrogadas até o dia 30 de outubro as inscrições para o Laboratório Transmissões – aRtivismo | Narrar-se é Criar-se, que ocorrerá no período 6 a 15 de novembro. A ação faz parte do projeto Criaturas Urbanas, que ocorre pela primeira vez no Recife. O objetivo é realizar um conjunto de atividades artísticas no espaço público da capital pernambucana.

O laboratório será orientado pelo artista, jornalista e fotógrafo, Chico Ludermir, autor do  livro A História Incompleta de Brenda e de Outras Mulheres, que documenta  vidas de onze mulheres trans e travests – pela premiada artista baiana Virgínia de Medeiros, que desenvolve um trabalho documental e já passou por residências artísticas em países como Canadá, Estados Unidos e Timor-Leste e pela militante e estudante de pedagogia, Maria Clara Araújo, transexual que trabalha a temática com enfoque na educação.

O núcleo abordará a narrativa a partir das diversas formas que o corpo permite – com a fala, com a dança, com o grito, com o choro, com os olhos e com o silêncio. O convite, de acordo com os organizadores, é aberto a “todos os corpos não normativos que se consideram transfronteiriços para implementar processos experimentais e subjetivos de resistência que permitam chegar a lugares desconectados de normas e categorias prévias. O laboratório pretende pensar a performance como um repertório potente para as lutas políticas, o corpo como um lugar de resistência e o campo da arte como um espaço do fazer político. O ato de andar, dar as mãos, dançar, escutar, ficar em silêncio ou gritar, encontros informais e conversas sérias farão parte dessa vivência. Narrar-se é criar-se. Encontrar-se é potência. Processo é arte”

Inscrições: https://goo.gl/forms/BFX1KBPj7Ikhkxx73

Período: 6 a 15 de novembro

Horário: 13h30 às 16h30 (o horário poderá ser modificado se a maioria dxs incritxs sugerirem outro)

Local – AMOTRANS ( Av. Manoel Borba , 545 – 1º Andar – Boa Vista)

CRIATURAS URBANAS – Ao longo de dez dias de vivência em quatro laboratórios de experimentação que reunirão artistas e não-artistas, serão concebidas e executadas ações de artes visuais como intervenções urbanas, performances e vídeos, entre outros formatos.

Fim do conteúdo