Prova da seleção do mestrado em educação profissional é neste domingo (15)

Cerca de 1200 candidatos disputam 22 vagas. Confira orientações

Será aplicado neste domingo (15) o exame da seleção do mestrado profissional em educação profissional, ministrado em rede por meio dos institutos federais. No IFPE, as 22 vagas oferecidas serão disputadas por 1224 candidatos. A aplicação do exame ocorrerá no Campus Recife a partir da 14h. Entretanto, é necessário chegar ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência, pois às 13h45 os portões serão fechados.

Os candidatos deverão levar documento de identificação oficial original com foto, caneta esferográfica de tinta preta de corpo transparente, além de cartão de inscrição, que deve ser baixado no site do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

A prova terá duração de quatro horas. Neste período, os candidatos terão que responder 30 questões objetivas, de caráter eliminatório, e uma questão discursiva com extensão máxima de 60 linhas, que será utilizada como critério de classificação. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 4 de junho. Os aprovados terão aulas presenciais, todas as sextas-feiras, no IFPE Olinda.

Concorrência – Dos 1224 candidatos inscritos, 159 são servidores e concorrem a 11 vagas, numa razão de 14.45 candidatos por vaga. A concorrência das vagas abertas ao público geral ficou em 96.82. São 1065 pessoas disputando outras 11 vagas.

ProfEPT- O mestrado oferece 820 vagas em todo o Brasil. Dessas, metade é reservada para servidores dos institutos federais e a outra metade destinada ao público externo. O mestrado é reconhecido pela CAPES e ministrado gratuitamente na modalidade semipresencial. Seu objetivo é proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.