Arte de rua é tema de nova edição do PodePeste

Conversa é sobre grafite e pichação. Artista do mês é a estudante do curso de Artes Visuais, Anne Souza

Grafite é arte? Pichação é arte? Se sim, que tipo de arte? Em qual categoria da arte de rua se enquadram? Esses e muitos outros questionamentos estão presentes na nova edição do PodePeste. Os integrantes do projeto de extensão do Campus Olinda foram até o bairro da Boa Vista, conversar com os artistas Nomes e Bros, integrantes do coletivo 33 Crew.

O podcast ainda traz um debate sobre arte descartável, artistas destacáveis e a essência do grafite. “Quando um grafite sai da rua e vai parar numa galeria, continua sendo um grafite?”, questiona Paulo Diniz, coordenador do projeto. Ele explica que os entrevistados não fazem distinção entre grafite e pichação (ou graffitti e pixação, como escrevem os artistas desse campo).

Para Nomes e Bros, o grafite enquanto arte pressupõe uma intervenção no espaço urbano. Também foram discutidos o enquadramento dessas formas de expressão no conceito formal de arte e o peso de questões como elitismo e racismo no reconhecimento desses movimentos.

ARTISTA DO MÊS – Obras da estudante do curso de Artes Visuais do Campus Olinda, Anne Souza, colorem o site do PodePeste. Maternidade, sexualidade e natureza são alguns dos temas frequentes de suas ilustrações, aquarelas, pinturas, lambes e murais.

Confira a última edição do PodePeste: https://podepeste.wixsite.com/delimites