Estudantes de Computação Gráfica apresentam portfólios

Etapa obrigatória para conclusão do curso coroa evolução dos discentes

Um jogo de tabuleiro produzido a partir de estórias que assombram o Recife e outro, virtual, inspirado na música Dorival, da banda olindense Academia da Berlinda, são apenas alguns das dezenas de produções apresentadas por estudantes concluintes do curso de Computação Gráfica, ao longo desta semana. A apresentação dos portfólios, obrigatória para conclusão do curso, foi realizada nesta segunda (27) e quarta-feira (28).

Na montagem do portfólio, os estudantes elegem trabalhos de sete das 20 disciplinas pelas quais passaram durante o percurso acadêmico. Na apresentação, vendem suas produções. “É como uma apresentação para um cliente, que reflete práticas do mundo do trabalho. Você vende de forma visual o que você é capaz. Por isso, a forma como se apresenta é muito importante”, ressalta a professora Nelcy Magdala, orientadora de alguns dos estudantes.

Outro ponto destacado durante as apresentações é a evolução dos estudantes. O portfólio é também uma forma de demonstrar a bagagem profissional. “Conheci estudantes ainda no primeiro período. É muito bom estar aqui e perceber o quanto evoluíram, ao longo do curso”, explica a professora Cecília Aroucha. Para a organizadora do evento, a professora Carol Machado, a apresentação dos portfólios dá uma dimensão do desenvolvimento dos estudantes. “A gente confere o resultado de todo o esforço realizado ao longo de um ano e meio de curso”, comemora.

Um dos trabalhos apresentados foi o jogo de tabuleiro inspirado em estórias de assombrações que povoam o imaginário dos moradores do Recife. Personagens como a Emparedada da Rua Nova, Comadre Fulôzinha e Perna Cabeluda dão a dinâmica da competição que pode ser jogada por duas a até seis pessoas. Noutro jogo, virtual, são exploradas a relação do pescador com o mar. Tudo baseado na música Dorival. O pescador tem que decidir se aventurar pelas águas ou permanecer em terra firme. Algumas aventuras se desenvolvem a partir da escolha do jogador, como vender amendoim na praia ou enfrentar tubarões.

Confira mais fotos