Inscrição para CAOS – Semana Criativa do Campus Olinda começa nesta quinta (6)

Evento gratuito oferecerá palestras, exposições, apresentações culturais e diversas oficinas sobre arte e tecnologia

Começam nesta quinta-feira (6), as inscrições para a primeira edição do evento CAOS – Semana Criativa, que ocorrerá no Campus Olinda-IFPE, entre os dias 18 e 20 de outubro. Animação, aquarela, caricatura, edição de vídeo, encadernação, estamparia, fanzine, foto, fotocolagem, grafitagem, gravura, photoshop, autocad, blender, poesia concreta, teatro e quadrinhos são apenas algumas das oficinas já confirmadas para evento totalmente gratuito e aberto ao público. A programação ainda inclui palestras, exposições, apresentações culturais, feira criativa, além da Semana do Livro.

Os interessados devem se inscrever através do site www.caos.ifpe.edu.br e informar as atividades das quais desejam participar. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. O objetivo do evento é promover diálogos entre atores do setor da economia criativa, proporcionando uma reflexão sobre a relação entre arte e tecnologia e explorando saberes relacionados às áreas de Artes Visuais e Computação Gráfica. Temas como internet das coisas, design emocional, mediação cultural, marketing, empreendedorismo, tecnologia, futurismo e inovação integrarão as palestras.

Os debates e oficinas serão conduzidos por nomes da cena cultural e tecnológica pernambucana e até nacional. Fazem parte da lista o diretor da startup Neurobots Vitor Hazin, que desenvolveu um braço robótico controlado pela mente; o designer de jogos Bruno Palermo, com mais de 15 títulos publicados; o professor Kiev Gama (Cin-UFPE) que pesquisa internet das coisas e smart cities; o empreendedor Américo Amorim, um dos criadores da Escribo que desenvolve projetos inovadores educacionais; o empreendedor Flávio Almeida,  CEO da ProDeaf – startup acelerada pela Google que possui tecnologia pioneira para tradução de português para Libras e Marcello Bressan(CESAR). Também estão confirmados os artistas Raoni Assis, Izidorio Cavalcante, Márcio Almeida, Daniel Santiago, Dudu Falcão e GHuga Távora.

A Semana Criativa contará com intervenções como grafitagem e lambe-lambe, feito com gravuras desenvolvidas através do processo linoleogravura. Haverá ainda lançamento de livros e recital de música e poesia.  Os participantes do evento poderão conferir a ferinha criativa, onde serão comercializadas obras criadas pelos estudantes do Campus Olinda, e saborear as comidinhas vendidas nos food trucks, que estacionarão na frente da instituição. Construído coletivamente por servidores e estudantes do Campus Olinda, o evento recebeu o nome de CAOS através de uma votação. CAOS se relaciona à cena cultural pernambucana, remete ao processo criativo e se forma, por meio de um anagrama, a partir das inicias de palavras como Campus/Criativa, Artes, Olinda e Semana.