Computação Gráfica
Computação Gráfica
No primeiro semestre de 2023, o IFPE Olinda passou a oferecer o curso técnico Integrado ao Ensino Médio de Computação Gráfica. Com a oferta, o Campus deu um passo decisivo na promoção de sua missão institucional de promover a educação profissional, científica e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades, de forma verticalizada. Nessa modalidade, o estudante tem um percurso de aprendizado que inclui todas as disciplinas do Ensino Médio e a formação profissional numa área promissora, com mercado de trabalho em franca expansão.
Oferecido no turno da manhã, o curso tem duração de três anos. Seu público são estudantes com menos de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental. A proposta é formar técnicos em Computação Gráfica capazes de dar apoio nos processos de criação e produção em empresas de diferentes setores da economia criativa. Essa formação está alinhada aos objetivos do município de Olinda, que planeja se tornar um polo de empresas do setor da Economia Criativa.
Os estudantes percorrerão todas as disciplinas ligadas aos módulos de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ao mesmo tempo, desenvolverão atividades relativas às disciplinas técnicas como tratamento de som, imagem e efeitos especiais, produção textual, criação de roteiro, ilustração e animação, desenho assistido por computador, desenvolvimento de aplicativos e conteúdo para web e maquetes eletrônicas.
Ao concluir o curso, o técnico dominará ferramentas de modelagem, ilustração, animação e edição de áudio e vídeo, sendo capaz de desenvolver projetos em todas essas áreas. Ele será capaz de compreender e utilizar ferramentas e conceitos do desenho técnico em projetos de design, engenharia e arquitetura; criar roteiros em narrativas escritas e visuais; dominar processos e técnicas de tratamento de imagem; projetar modelos bidimensionais e tridimensionais utilizando ferramentas digitais; criar, produzir e editar vídeos e animações; contribuir em projetos de simuladores digitais; desenvolver interfaces gráficas levando em conta a experiência do usuário; desenvolver páginas da internet e aplicativos; produzir ilustrações digitais 2D/3D (bidimensional e tridimensional) e programar sistemas de web, aplicativos e jogos digitais.
Com essas habilidades, o técnico em Computação Gráfica poderá atuar em agências de propaganda, estúdios de design, empresas de comunicação, escritórios de arquitetura, produtoras de vídeo, de jogos digitais e empresas desenvolvedoras de conteúdo para internet. Por meio do desenvolvimento de uma cultura empreendedora, ele também será estimulado a criar espaços próprios de trabalho para prestação de serviços e assessoria. Suas competências também o tornarão apto a atuar em instituições públicas, ONGs e organizações da sociedade civil.
Perfil Profissional
Saiba onde o aluno formado poderá trabalhar e quais atividades estará apto a realizar ao concluir o curso
Matriz Curricular
Veja as disciplinas ministradas durante o curso e leia as suas respectivas ementas
Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos
Aspectos Legais
Consulte a autorização para oferta do curso e acesse as demais portarias aplicáveis
Projeto Pedagógico
Entenda como se desenvolverão as atividades, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso
Gestão e Estrutura
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso