Artigo de estudante do IFPE Olinda é selecionado para simpósio internacional

Trabalho de Carolline Pena é sobre sistemas utilizados por pacientes afásicos

Artigo da estudante do curso de Computação Gráfica, Carolline Pena, foi aceito para a 32ª edição do Simpósio Internacional de Sistemas Médicos Baseados em Computador, que ocorre de 5 a 7 de junho de 2019, em Córdoba, na Espanha. O professor do IFPE Olinda, Bruno Cartaxo, também assina o trabalho.

O artigo é fruto de uma pesquisa realizada no mestrado em Ciência da Computação na UFPE, onde Carolline também estuda. O foco são os sistemas utilizados como ferramentas de apoio para a comunicação de pacientes que sofreram sequelas decorrentes de acidente vascular cerebral (AVC).

“Analisamos o uso de sistemas por pessoas que tiveram as habilidades de linguagem comprometida, tanto fala como a escrita, em decorrência do AVC. Esses sistemas servem de apoio para a comunicação e podem possibilitar a melhoria do paciente”, explica Carolline.

Junto com outros dois colegas, Carolline realizou entrevistas com fonoaudiólogas que atuam na Clínica Escola Professor Fábio Lessa, da UFPE. Por meio das conversas com os profissionais, eles verificaram como os sistemas são utilizados e quais barreiras apresentam.  A conclusão do estudo aponta para falta de personalização dos sistemas e pouca infantilização.

“Aqui no Brasil outra barreira é o custo dos dispositivos como tablets e celulares que sejam capazes de rodar esses aplicativos”, conta a estudante. A pesquisa de mestrado de Carolline é orientada pelo professor Sérgio Soares, da UFPE, e coorientada pelo professor Cartaxo, do IFPE Olinda.

Site do evento: http://cbms2019.org/