Atividades no Campus Olinda marcam comemoração às mulheres

Performance, debate, oficina e exposição são algumas das atividades. Programação continua até sexta-feira (10)

Durante toda a semana, o Campus Olinda recebe uma série de atividades para lembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8). Algumas delas foram propostas e realizadas por estudantes do curso de Artes Visuais da UFPE, que atuam no Campus através do programa de Iniciação a Docência (PIBID). Outras são iniciativas dos estudantes regulares que se uniram para expor trabalhos das alunas, com objetivo de empoderar a arte feminina.

Nesta terça (7), foi realizado um debate sobre a visibilidade da mulher na arte, conduzido pelas estudantes do PIBID, Luciana Maria de Andrade e Camila Cantil. Inspiradas no artigo “Por que não houve grandes mulheres artistas?”, escrito pela americana e historiadora da arte, Linda Nochlin, elas estimularam questionamentos por parte dos estudantes do primeiro período de Artes Visuais.

O debate foi seguido de uma oficina de stencil, onde os estudantes puderam dar forma aos seus pensamentos relacionados à mulher. Num bate-papo com estudantes do 3º período, a professora Katarina Meneses falou sobre o papel de mulheres na música, como o caso de Chiquinha Gonzaga e Carmen Miranda.

Outra atividade foi uma performance realizada com balões, cheios de gás hélio. A idéia era escrever sentimentos opressores e abandoná-los ao ar. “As pessoas escreviam o que queriam mandar embora. Notamos que as palavras escolhidas estavam ligadas à opressão, ao mercado de trabalho e ao sexo, o que demonstra a repressão existente contra a mulher”, explica a diretora de Ensino, Luciana Tavares.

PROGRAMAÇÃO – A programação continua na próxima sexta (10), quando haverá o desfile de identidade feminina, às 15h30, no horário do intervalo. Ao final do período da tarde, às 17h15, haverá a apresentação da performance “Pequenas Agressões”, através da qual será realizada uma panfletagem.