Campanha troca obras de arte por doação para ajudar famílias da Ilha do Maruim

Arte por Solidariedade recebe obras de artistas. Objetivo é alimentar cerca de 3 mil pessoas

Famílias de pescadores da Ilha do Maruim, em Olinda, sentem dificuldades de levar alimento à mesa. A situação se agravou ainda mais, após as medidas de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus. Para ajudar a essas famílias, servidores e estudantes do IFPE Olinda, numa iniciativa voluntária, criaram a campanha Arte por Solidariedade. O objetivo é trocar obras de artistas pernambucanos por doações, em dinheiro ou cestas básicas.

Tudo é feito por meio das mídias sociais na conta @arteporsolidariedade, onde há uma galeria com todas as obras doadas. O interessado escolhe a peça desejada, realiza o pagamento ou doação da cesta  e recebe um voucher, que garante a entrega da obra, ao final do isolamento social. Há pontos de recebimento de cestas nos bairros de Boa Viagem e Casa Forte, no Recife, e em Olinda.

Por meio do canal, os artistas também poderão realizar a doação de obras de arte. Há gravuras, telas, ecobags, peças de cerâmicas e até tatuagens. Entre os participantes, por exemplo, está o mestre Nado, que já trabalhou com Francisco Brennand e Thiago Amorim e produziu peças para bandas de artistas como Milton Nascimento, Ney Matogroso, Antonio Nóbrega, Lula Queiroga e Alceu Valença.

Doação cestas básicasA meta do Arte por Solidariedade é realizar as doações quinzenais de cestas básicas para a comunidade, onde há 184 famílias, cerca de 3 mil pessoas, de acordo com a Associação de Pescadores da Ilha do Maruim. Uma primeira remessa de mantimentos – 410 kg de alimentos – já foi doada, no dia 9 de abril, após doações voluntárias de servidores e estudantes do IFPE Olinda.

Canal da Campanha