Campi Olinda e Igarassu têm momento de interação

Estudantes dos cursos de Informática para Internet e Computação Gráfica otimizam desenvolvimento de projetos

Uma caravana do Campus Igarassu desembarcou no Campus Olinda com objetivo de trocar conhecimento e experiências. Na bagagem, cinco projetos propostos por estudantes do curso de Informática para Internet, que tem como um dos pilares a programação. As ideias foram apresentadas para a turma da disciplina Modelagem em 3D, do curso de Computação Gráfica do Campus Olinda, que tem como ênfase o design.

“Somos bons em programação, mas falta a parte de design. Já com curso de Computação Gráfica ocorre o contrário”, explica a professora do Campus Igarassu, Raquel Lira. Segundo ela, os projetos são desenvolvidos envolvendo as disciplinas de Empreendedorismo, ministrada pela própria, Projeto e Prática, Interação Humano Computador e Desenvolvimento para Web. “Agora, além de interdisciplinar é intercampi”, brinca.

Os professores das disciplinas – Alexandre Strapação, Allan Lima, Ranieri Valença – também acompanharam a visita, que teve uma dinâmica própria, como todos os eventos que envolvem jovens e tecnologia. Num primeiro momento, os estudantes de Computação Gráfica se dividiram com os autores dos projetos para sugerir melhorias relacionadas ao design. Ao final, cada grupo, formado por estudantes de Igarassu e Olinda, fez um pitch, como chamam as pequenas apresentações. Em cinco minutos, venderam suas ideias. Os três melhores projetos foram premiados.

O campeão foi o  “Conquer the World”, proposta de jogo para ser rodado no site do Centro de  Libras e Línguas Estrangeiras (CELLI) do IFPE. A ideia é estimular competições que envolvam o aprendizado da língua inglesa, abordando não só a oralidade e o entendimento, mas aspectos como gramática e escrita. A brincadeira se passa no globo terrestre. “Estávamos desmotivados. Faltava o design. Agora, sabemos o que queremos e vamos até o final”, explica o estudante de Informática para Internet , Odin Oliveira. Ele comemora a chegada ao grupo do estudante do Campus Olinda, Wallace Augusto Pereira, que sugeriu tornar o jogo tridimensional, utilizando recursos como avatares animados, além de mudanças na interface. “Estou me sentindo muito animado. Estava justamente buscando um projeto para me inserir. Vamos trabalhar juntos e teremos novos resultados em dois meses”.

Um projeto voltado para marcação de consultas odontológicas ficou em segundo lugar. Outro, que ficou em terceiro, pretende divulgar os patrimônios do sítio histórico de Igarassu, de forma interativa, em 3D e com geolocalização. Todos eles serão trabalhados até o final do ano, quando os estudantes do Campus Olinda visitarão o Campus Igarassu, para mais uma rodada de pitch.  “A programação de sistemas necessita da programação visual. Não poderíamos perder a oportunidade de desenvolver projetos mais complexos e completos”, enfatiza o professor de Computação Gráfica do Campus Olinda, Elton Vieira.

Os dois cursos envolvidos já trabalharam com as mesmas ferramentas como design thinking, prototipação, canvas e scrum. A ideia é estimular cada vez mais a integração e o intercâmbio de conhecimento. Os professores esperam que os trabalhos, criados no âmbito do ensino, possam resultar em projetos de pesquisa ou extensão.