Campus Olinda forma primeiras turmas do Pronatec

Cursos de Edição de Vídeo e Assistente de Produção Cultural fazem parte do Programa Jovem Aprendiz

As turmas dos cursos de Assistente de Produção Cultural e Edição de Vídeo, ambos com carga-horária de 160h, concluíram suas atividades. Os estudantes são os primeiros a se capacitarem pelo Campus Olinda através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Jovem Aprendiz, que tem como público-alvo pessoas com idade entre 14 e 24 anos.

A última aula de Assistente de Produção Cultural, realizada nesta terça (13), teve a participação da diretora-geral em exercício do Campus Olinda, Nelcy Magdala, e foi ministrada pelo produtor cultural da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), Philipe Soares. Não houve teoria, mas muita prática. Na verdade, uma reunião de trabalho. É que os estudantes vão participar da organização do X Festival de Música na Escola, que será realizado no dia 12 de agosto, no Centro de Convenções.

O evento é uma oportunidade de colocar em prática tudo o que foi visto em sala de aula. “Eles são muito interessados. Aceitaram encarar esse desafio como meio de aprendizado”, explica Philipe Soares.  Os estudantes foram divididos em comissões de recepção, alimentos e bebidas, além de marketing. Cada uma delas com uma série de atribuições.

A estudante de jornalismo Dayane Dias ficou na área de marketing. Entre seus objetivos está o de divulgar o evento, colocando em prática o que aprendeu no curso. “Aprendi bastante. Quero atuar nessa área. Pretendo fazer o próximo curso de edição de vídeos”, revela. O estudante João Vittor Moura, 19 anos, também já aguarda a próxima qualificação. “Já fiz estágio na área, na Secretaria de Patrimônio de Pernambuco, e quero fazer novos cursos”, diz.

De acordo com o coordenador do Pronatec, Vassili Furtado, as inscrições para os próximos cursos deverão ocorrer em meados do mês de setembro. Ele explica que as vagas são preenchidas pelo demandante, que é a Prefeitura de Olinda. “Quando sobram vagas ou há desistências, é possível se inscrever diretamente pelo site do Pronatec. É importante ficar acompanhando”, revela. Os cursos que serão oferecidos serão os de Editor de Projeto Visual Gráfico e Agente Cultural.