Campus Olinda recebe doação de Consulado da Alemanha

Equipamentos fotográficos foram doados através de grupo de extensão que resgatou obras gráficas do alemão Heinrich Moser

O projeto de extensão “Heinrich Moser: arte e memória gráfica em Pernambuco”, desenvolvido por estudantes e servidores do Campus Olinda, com apoio do Consulado Geral da Alemanha, rendeu bons frutos. Além de catalogar as obras gráficas do artista alemão que viveu em Pernambuco no início do século passado, todos os equipamentos utilizados para registrar o material encontrado – câmera, lentes, tripé e kit de iluminação – foram doados ao Campus. A doação simbólica ocorreu nesta quinta-feira (16), no Consulado Geral da Alemanha, em Recife.

Na ocasião, a consulesa geral da Alemanha, Maria Könning-de Siqueira, recebeu a prestação de contas e uma versão impressa do catálogo com as obras gráficas de Moser, como ilustrações para capas de jornais, revistas, livros, capa de partitura e cartaz. “Projetos como este dão visibilidade para a Alemanha no Nordeste do Brasil. Apoiamos ações importantes para a manutenção e preservação de obras de artes que têm relação com a Alemanha”, disse. Ela agradeceu pelo trabalho e o classificou como impecável.

Idealizadora do projeto, a servidora Leopoldina Lócio disse que o apoio foi fundamental para concretizar o projeto em apenas um ano.  “Vamos disponibilizar o material através da internet, onde as pessoas poderão conhecer as diversas obras gráficas de Moser ou até fazer o download do catálogo completo”.  Feliz com o resultado do trabalho, ela adianta que o site já está pronto e, em breve, estará no ar, com verão em português, inglês e alemão.

A diretora geral do Campus Olinda, Luciana Padilha, destaca uma série de aspectos positivos da extensão, entre eles o desenvolvimento acadêmico dos estudantes que participaram do projeto. “Essa parceria contemplou um projeto de extensão que atendeu a demandas internas e externas. O material doado vai ser utilizado em disciplinas que envolvem fotografia e também nas ações de comunicação desenvolvidas pelo Birô”, adiantou. No encontro com a consulesa, ela aproveitou para falar sobre o IFPE, abrindo caminhos para futuras parcerias com o Consulado Geral da Alemanha.