Clube de encadernação estimula empreendedorismo

Encontros são realizados todas as quartas-feiras, no Campus Olinda

Do papel surgem possibilidades criativas e econômicas. Esses são alguns dos pontos explorados no Clube de Encadernação do IFPE Olinda, comandado pela servidora Aline Évora. Com cerca de dez participantes, o grupo tem encontro marcado todas às quartas-feiras, pela manhã e tarde, no laboratório de estamparia do Campus.

A arte tem sido fonte de renda para alguns estudantes. É o caso de Silas Gabriel, que já passou pelo curso técnico de Ates Visuais e atualmente estuda Computação Gráfica. Ele começou a fazer o trabalho de encadernação na pandemia e estimulou a servidora Aline Évora a criar o Clube. “É um processo fácil, prazeroso e que dá dinheiro”, garante Gabriel, que mantém um negócio pela página do Instagram – @umdiasketchbooks

Já a estudante de Artes Visuais, Emylle Oliveira, aproveita a oportunidade de olho no futuro. “Sempre gostei de cadernos e sempre quis aprender. O Clube está sendo muito bom para mim, pois possibilitará uma fonte de renda”, explica.

A ideia do Clube surgiu antes da pandemia. A servidora Aline Évora observou a necessidade dos estudantes e viu que não havia nada específico nessa área no Campus. “Cursos na área de criação, como Artes Visuais, Computação Gráfica e Design têm necessidade do uso de papel, além de trabalharem a bidimensionalidade. Nas minhas formações como design e arte-educadora tive acesso, além de necessidade, às práticas de encadernação”, conta.

Interagindo com Silas, ela resolveu criar o clube. Começou trazendo materiais próprios de casa, oferecendo oficinas e conversando com os estudantes. Assim que as atividades presenciais retornaram, a ideia se concretizou. Além de possibilitar uma melhor gestão da papelaria do Campus, o Clube estimula o empreendedorismo. Atualmente, são trabalhadas as técnicas de moleskine e cortada. Brevemente, também serão praticadas as encadernações japonesa e canoa, dependendo do interesse dos estudantes.

O clube é aberto à comunidade e recebe doações. O contato pode ser feito pela página do Instagram @cdeifpeolinda