Com foco na criatividade, CAOS inscreve para cerca de 80 atividades gratuitas

Inscrições já começaram. Quarta edição do evento será realizada entre os dias 19 e 21 de novembro no IFPE Olinda

Com apenas um computador para a turma, o professor Sebastião Vieira ensina edição de vídeos e programação de jogos  numa escola pública na Zona Rural de Olinda. A professora Maria Mazarelo, também de uma escola pública municipal, montou o Kanteatro que se prepara para se apresentar fora do país. O que eles têm em comum é a habilidade de usar a criatividade onde a escassez de recurso é constante. Experiências como a deles serão compartilhadas durante a quarta edição do Caos, evento gratuito promovido pelo IFPE Olinda, de 19 a 21 de novembro.

No total, serão oferecidas 81 atividades gratuitas como oficina, minicursos, rodas de conversas, exposições e apresentações culturais. Entre as oficinas, por exemplo, há estamparia, design de jóias contemporâneas, pontilhismo, charges, criação de histórias, capoeira, arte cinética, filtros dos sonhos, videocast, roteiro, design de personagens, zine, design de slides, lettering para iniciantes, mandalas derretidas, arte postal, origami, pintura com café, animação de capa de Fanpage e fotomontagem.

As inscrições já estão abertas podem ser feitas pelo site http://bit.ly/caosifpe. Para algumas atividades como oficinas e minicursos são liberadas, previamente, 50% das vagas, o restante serão ocupadas somente no dia do evento.

Entre as exposições, poderão ser conferidas, sobretudo as produções realizadas pelos estudantes de Computação Gráfica e Artes Visuais, como produtos em realidade virtual e realidade aumentada, mostra de fanzines, caricaturas, fotografias, escultura, gravuras, pinturas, animações e mandalas. Haverá ainda a exposição Arte pra cego ver, que recria com textura e relevos obras de grandes artistas pernambucanos, possibilitando o acesso às pessoas com deficiência visual.

As palestras e debates tratarão de temas que vão desde a inteligência artificial, passando pelo espaço da mulher na arte contemporânea até empreendedorismo. Todas elas dialogando com o tema do evento que trata da criatividade em tempos de escassez.

Os participantes do evento poderão comprar produtos artísticos diferenciados na Feira Criativa, como telas, gravuras e obras de cerâmica e papel machê. Também haverá molduras, ecobags, camisetas, licores artesanais, mandalas, macramês, sketchbooks e adesivos. Haverá ainda flash tatoos a preço de custos e um kg de alimento. O material arrecadado será doado ao Hospital do Câncer. O CAOS será realizado no IFPE Olinda, localizado na Avenida Fagundes Varela, no bairro de Jardim Atlântico.