Criação de professores de Artes Visuais é tema de livro

Duas docentes do IFPE Olinda participam da publicação

A produção das professoras Luciene Pontes e Analine Santos do curso de Artes Visuais do IFPE Olinda integra o livro Panorâmica – Artes Visuais e a Criação Docente na Rede Federal, resultado de uma mobilização coletiva, a partir da criação do Grupo de WhatsApp “Artes Visuais”, por iniciativa do professor Antonio Luceni dos Santos, docente de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

O objetivo da publicação é a reunião dos docentes das Artes Visuais dos mais diversos IFs e campus de todo o Brasil, para troca de experiências dentro e fora da sala de aula, na possibilidade de pesquisa de campo de pós-graduação, da interlocução entre os pares no intuito de revisar, ampliar, aprofundar a práxis docente em Artes Visuais na Rede Federal de Ensino.

Essa primeira edição do Panorâmica contou com a organização dos professores Antonio Luceni (IFSP), Pablo Marquinho (IFTO) e Suély Souza (IFRN), em duas versões: uma digital (com 31 professores/as) e uma física (com 27 professores/as) de diferentes IFs das cinco regiões brasileiras.

A versão digital é composta de 189 páginas e de 93 produções artísticas e a obra física de 115 páginas e de 27 produções artísticas, ambas coloridas. Há, ainda, um artigo científico escrito pela professora doutora Marta Luiza Strambi, docente do programa de Pós-graduação em Artes Visuais, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, sob o título “Campos desbordados do apreender e do transmitir”.

O livro propõe um olhar panorâmico e plural a partir de obras em fotografia, pintura, gravura, escultura, desenho, instalação e registro de performance, além de um artigo científico que, certamente, vão inspirar e motivar outras redes no diálogo e produção de Arte.

Confira a publicação

FONTE: Release Panorâmica